Entenda o que são bases de dados e portais de periódicos, e a importância deles para sua formação acadêmica

O acesso à informação científica atualizada é fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico. O meio facilitador para pesquisadores acompanharem a produção científica da sua área, ou compartilhar seus estudos com a comunidade científica e acadêmica é por meio das revistas científicas, que por sua vez, estão reunidas em portais e base de dados de periódicos. A Unifor disponibiliza para alunos, professores e funcionários, uma gama de conteúdos científicos através desses portais e bases.

O que seriam base de dados e portal de periódicos?

As bases de dados são onde se localizam as revistas científicas e seus respectivos artigos. Desta forma, não é necessário pesquisar em vários sites, pois uma só interface interliga todas as revistas. Há um processo de seleção para a inclusão das revistas nas bases, o que garante a confiabilidade, a credibilidade e a qualidade nas publicações. As bases se diferenciam entre si, pois algumas delas disponibilizam o conteúdo dos artigo em texto completo, e outras que apontam a existência do artigo com informações chave para acessar o texto completo, que são as chamadas bases de dados referenciais.

Os portais de periódicos são plataformas que reúnem bases de dados. Neles, você encontra uma variedade de bases de dados, onde é possível pesquisar o conteúdo de diversas base de dados em um só lugar.

São portais de periódicos disponibilizados pela Universidade de Fortaleza:

Portal de periódicos da CAPES

O Portal de Periódico da CAPES possui diversos títulos de periódicos científicos e outros conteúdos em áreas multidisciplinares, sendo um dos maiores acervos do mundo. O acesso na Universidade é livre. Para acessar ao conteúdo completo em sua residência realize a autenticação na página do Portal de Periódicos da CAPES,  através do ícone "Acesso CAFe". Insira um "0" antes da sua matrícula de aluno. Você também pode estar acessando pelo Unifor Online>Biblioteca>Biblioteca Digital>Portal de periódicos da CAPES. Para maiores informações, assista aqui ao tutorial de acesso.

Principais base de dados hospedadas no Portal de Periódicos da CAPES:

  • ACM Digital Library - Texto completo que fornece acesso à coleção de publicações e citações bibliográficas da ACM, do universo de literatura de TI publicadas. O DL consiste em uma base de dados bibliográfica com mais de um milhão de citações.

  • BioMed Central Journals - Publicações científicas de sociedades científicas e grupos profissionais em ciência, tecnologia e medicina.

  • Cambridge Core - Mais de 300 revistas com conteúdos que abrangem todas as áreas de conhecimento da CAPES.

  • Clinics Collection (Elsevier) - Análises de temas da área da saúde, incluindo o diagnóstico e a terapia, novos materiais e novos equipamentos.

  • JAMA Network (AMA) - Texto completo, atende diversas áreas das Ciências da Saúde. Disponibilidade de acesso desde 1998 até o presente.

  • Journal Citation Reports (JCR) - Permite avaliar e comparar periódicos usando dados de citação obtidos de aproximadamente 12.000 publicações técnicas e acadêmicas e anais de congressos de mais de 3.300 editoras em mais de 60 países.

  • Latindex: Portal de Portales - Textos completos de revistas acadêmicas disponíveis em hemerotecas digitais da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal que participam do movimento de acesso aberto.

  • Library, Information Science & Technology Abstracts - Indexa mais de 500 periódicos científicos, além de livros e relatórios de pesquisas. Texto completo de mais de 240 periódicos científicos.

  • Nature - Cobertura multidisciplinar, bem como publicações especializadas e reviews publicados pelo Nature Publishing Group.

  • OECD iLibrary - Possui recursos para análise de dados e facilita a pesquisa no conteúdo disponibilizado de bases de livros, de artigos, periódicos, estatísticas, desde 1998 até o presente.

  • Oxford Journals (Oxford University Press) - Texto completo cobrindo as áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Linguística, Letras e Artes.

  • Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) - Desde a sua criação em 1914, continua a publicar relatórios de pesquisas de ponta, comentários, opiniões, perspectivas, papers e atividades da Academia.

  • Science Direct - Artigos de mais de 3.800 diários e mais de 37.000 títulos de livros. Áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Letras e Artes.

  • Science (AAAS) - Abrange todas as áreas do conhecimento da CAPES.

  • Scopus - Base de dados de resumos e citações da literatura científica e de fontes de informação de nível acadêmico na Internet.

  • SpringerLink - Área de Ciências Biológicas, Saúde, Ciências Agrárias e Ciências Exatas e da Terra, possuindo um caráter multidisciplinar em cerca de 1.979 títulos de periódicos.

  • Web of Science - Indexa somente os periódicos mais citados em suas respectivas áreas. É também um índice de citações, informando, para cada artigo, os documentos por ele citados e os documentos que o citaram. Possui hoje mais de 9.000 periódicos indexados.

  • Wiley Online Library - Áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes.

  • World Scientific - Áreas: Medicina, Engenharias, Física, Economia e Ciência da Computação.

  • IOP Latinoamérica (Institute of Physics - IOP) - Publicações, notícias e eventos cobre as seguintes áreas do conhecimento: Física, Engenharia de Materiais, Engenharia Metalúrgica.

  • Taylor & Francis Online - Escopo de publicações voltadas para todas as áreas de Conhecimento da Capes, possuindo um caráter multidisciplinar em cerca de 1.495 títulos de periódicos, abrangendo desde 1997 aos dias atuais.


Portal de periódicos EBSCOhost

A EBSCOhost também é um portal de periódicos, abrigando diversas bases de dados, com mais de 19 mil revistas científicas. Possui conteúdo multidisciplinar, que possibilita a rápida pesquisa, visualização e download de artigos de periódicos científicos, acadêmicos e científicos. Você pode acessar pelo Unifor Online>Biblioteca>Biblioteca Digital>EBSCOhost. Para maiores informações, assista aqui ao tutorial de acesso.

Principais base de dados hospedadas no Portal de Periódicos da EBSCOhost.

  • Applied Science & Technology Full Text - O texto completo de artigos está disponível desde 1997, com mais de 220 periódicos.

  • Academic Search Premier - Texto completo de mais de 4.600 periódicos. Além disso, são fornecidas referências citadas pesquisáveis para mais de 1.000 títulos.

  • Academic Search Ultimate - Resenhas analisadas por especialistas, revistas científicas com texto completo. Áreas de astronomia, antropologia, biomedicina, engenharia, saúde, direito e educação a matemática, farmacologia, estudos femininos e zoologia, entre outras.

  • Computers & Applied Sciences - Cobre o espectro de computação e disciplinas de ciências aplicadas. O Texto completo também está disponível para mais de 1.000 periódicos.

  • Health Source: Nursing/Academic Edition - Este banco de dados oferece quase 550 textos de periódicos científicos acadêmicos com foco em disciplinas médicas.

  • Information Science & Technology Abstracts - O ISTA reúne artigos de revistas especializadas de mais de 450 publicações, além de livros, relatórios de pesquisas, anais de conferências e patentes.

  • Medline  - Informações sobre medicina, enfermagem, odontologia, veterinária, sistema de saúde e ciências pré-clínicas. Texto completo para mais de 1.470 periódicos.

  • Newspaper Source - Texto completo seletivo de 389 jornais regionais norte-americanos.

  • Fonte Acadêmica - São abordadas com ênfase específica em agricultura, ciências biológicas, economia, história, direito, literatura, medicina, filosofia, psicologia, administração pública, religião e sociologia.

  • Fuente Académica - Oferece mais de 500 revistas acadêmicas da América Latina, Portugal e Espanha. As principais áreas do conhecimento são cobertas com ênfase em agricultura, ciências biológicas, economia, história, direito, literatura, filosofia, psicologia, administração pública, religião e sociologia.

 


Lívia Costa - Bibliotecária do setor de Pesquisa e Treinamentos.

Materiais Gratuitos

Conteúdos Exclusivos

Materiais Gratuitos