Gonçalo Ferreira da Silva: o poeta homenageado pela Cordelteca

Considerado, no ano de 2018, patrimônio histórico cultural, o cordel é uma expressão artística tipicamente nordestina que, com suas rimas e melodias, encanta a todos que o ouvem ser recitado. Nossos poetas, conhecidos ao redor do mundo, contam nossas histórias, causos, folclore e também versam sobre assuntos atuais, permitindo assim que todas as pessoas conheçam essa linda forma de expressão artística. 

Nomes como Arievaldo Viana, Paola Torres, Ivonete Cordelista abrilhantam esse mundo com seus textos encantadores. E por falar em grandes nomes, a Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel, da Unifor, escolheu o cordelista Gonçalo Ferreira da Silva, atual presidente da ABLC, para prestar homenagem.

Poeta, cronista e cordelista cearense nascido na cidade de Ipu, em 1937, Gonçalo Ferreira da Silva se mudou para o Rio de Janeiro aos 14 anos e lá deu início a sua produção literária com o livro “Um resto de razão”. Na Fundação Casa de Rui Barbosa, o poeta se aprofunda nos estudos sobre cultura popular e com a  ajuda do pesquisador Sebastião Nunes, dá o pontapé inicial na produção de folhetos de cordel.

Gonçalo publicou em torno de 200 folhetos, dos quais alguns foram reeditados pelas editoras Tupynaquim e Queima Bucha. Seu folheto biográfico Mahatma Gandhi foi elogiado pela embaixada e pelo consulado da Índia, sendo traduzido para o alemão e inglês. Atualmente, como presidente da Academia brasileira de literatura de cordel, é responsável pela preservação do acervo da Casa de Cultura São Saruê, em Santa Teresa, RJ.

Continua ativo como poeta.

Confira um trecho do cordel Lampião, o capitão do cangaço, de Gonçalo Ferreira da Silva.

Lampião, o capitão do cangaço

No dia quatro de junho
de noventa e oito, a pino
estava o Sol, e Maria
dava à luz um menino
que receberia o nome
singular de Virgulino.

Em Floresta do Navio
nasceu e foi registrado,
no solo pernambucano
e ali foi batizado
bem distante de Recife
a capital do Estado.

O velho cônego e vigário
Joaquim Antonio Siqueira
batizou solenemente
o Virgulino Ferreira
filho de José Ferreira
e de Maria Vieira.


Depois daquela bendita
e cristã solenidade
os padrinhos Pedro Lopes
e Maria Soledade
desejaram ao afilhado
fortuna e felicidade.

Este e outros folhetos do poeta podem ser encontrados no acervo da Cordelteca. Consulte os títulos existentes no acervo através da Busca Integrada.


REFERÊNCIAS

PINTO, Maria Isaura Rodrigues. Gonçalo Ferreira da Silva: biografia. Disponível em: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/GoncaloFerreira/goncaloFerreira_biografia.html. Acesso em: 07 ago. 2020.

SILVA, Gonçalo Ferreira da. Lampião: o capitão do cangaço. 3. ed. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Literatura de Cordel, 2007.


Gabriela Gomes - Bibliotecária do Setor de Pesquisa e Treinamentos.