Leonilha Lessa: gerente da Biblioteca da Unifor foi destaque do mês de março/21 no quadro "Entrevista Nota 10"

No último mês de março/21, a gerente da Biblioteca Central  da Universidade de Fortaleza, a bibliotecária Leonilha Lessa, foi a personalidade destaque do quadro "Entrevista Nota 10" da Unifor. Dona de uma trajetória de quase 40 anos à frente da Biblioteca da Universidade, Leonilha conversou sobre sua história na instituição e sobre o processo de ampliação e melhorias dos serviços da Biblioteca ao longo dos anos - inclusive sobre as ações inovadoras desenvolvidas para atender às demandas informacionais de professores, alunos e funcionários em tempos de pandemia da Covid-19, reafirmando o compromisso da sua equipe com toda a comunidade acadêmica. Além disso, destacou a relevância o bibliotecário enquanto gestor da informação e a importância da leitura como ferramenta essencial para a transformação social.

Confira alguns trechos da entrevista:

"Entrevista Nota 10 - Como surgiu o interesse pela formação em Biblioteconomia? 

Leonilha Lessa -  Minha escolha pela biblioteconomia é jocosa. Foi por indicação de uma prima, Luiza Alcântara, que era bibliotecária da UFC, e me orientou ser um curso muito bom, e com empregabilidade em ascensão, isto nos idos de 1976. Nunca me arrependi da escolha.

Entrevista Nota 10 - E esse encontro com a Unifor? Como foi? 

Leonilha Lessa - Em 1979, fui estagiária na Biblioteca da Unifor e já me encantei. Em 1981, a biblioteca iniciou um processo de organização do seu acervo e contratou um grupo de 8 bibliotecários, 8 datilógrafos e 8 auxiliares de biblioteca para organizar sua coleção de 40 mil livros. Eu fui uma destas bibliotecárias. Em um ano surgiu os catálogos de autores, títulos, assuntos, e topográfico da Biblioteca da Unifor, em fichas datilografadas e armazenadas adequadamente em armários de aço com 10 gavetas. Estou aqui há quase 40 anos e tenho muito orgulho da biblioteca moderna e dinâmica que construímos [...].

Entrevista Nota 10 - Como você acredita que a Biblioteca Central da Unifor tem contribuído para disseminar o acesso ao conhecimento ao longo da sua história? 

Leonilha Lessa - A biblioteca atende, de acordo com suas disponibilidades e condições, aos professores, alunos, funcionários, egressos e visitantes da Universidade, facultando-lhes o empréstimo local e domiciliar, do seu acervo impresso, e disponibilizando conteúdo, em diversos formatos, que atenda às necessidades das disciplinas constantes dos currículos de cursos integrantes da estrutura acadêmica da Universidade. [...] Nossa biblioteca também ensina, quando desenvolve projetos culturais que contribuem, de forma diferenciada,  para a formação da comunidade, disponibilizando a Cordelteca  Maria das Neves Baptista Pimentel, e uma sala especial com grande parte da coleção  particular da escritora cearense Rachel de Queiroz.

Entrevista Nota 10 - Neste momento de pandemia, quais foram as principais iniciativas realizadas pela Biblioteca?

Leonilha Lessa - Nossa moderna infraestrutura, assim como a equipe de profissionais qualificados, possibilitaram, nesta pandemia, dar grande suporte à comunidade acadêmica da Universidade de Fortaleza com ofertas diárias de capacitações sobre uso de base de dados, normas bibliográficas, uso de gerenciadores de referências, orientações sobre formatação de trabalhos acadêmicos, currículo Lattes, como publicar em revistas científicas e como evitar plágios. Tudo de forma remota, das 7h às 22h, para grupos ou de forma individual. [...] Em tempo recorde, adaptamos os serviços de empréstimos e devoluções para acontecerem de forma agendada, e criamos o BiblioZap, um novo canal de comunicação rápida com a biblioteca. Agora, em novo lockdown, mantemos os funcionários seguros em suas residências. A Biblioteca está com suas portas fechadas, mas continuamos atendendo, na medida do possível, e de forma remota: realizando várias capacitações e orientando no uso dos conteúdos digitais disponíveis, para auxiliar professores e alunos em suas atividades acadêmicas [...].

Entrevista Nota 10 - Qual a importância do bibliotecário na atualidade? 

Leonilha Lessa - O bibliotecário é um profissional de múltiplas funções, com domínio sobre técnicas de organização e disseminação da informação, gestor de unidades de informação, tendo papel fundamental de facilitador de acesso às fontes confiáveis de informação, sendo um dos principais articuladores da promoção da leitura e na formação do leitor crítico. Nas Bibliotecas Universitárias, é ainda mediador do conhecimento técnico-científico, e dá suporte aos professores na formação das bibliografias de cursos e disciplinas [...].

Entrevista Nota 10 - Para finalizar: que mensagem deixa à comunidade acadêmica sobre as contribuições que os livros podem promover em sua formação? 

Leonilha Lessa - Gostaria de falar não dos livros, mas da leitura. A leitura não está apenas nos livros, ela  está nas revistas, nos jornais, nos periódicos, nos cordéis, nas redes sociais, blogs etc. O importante é saber escolher suas fontes, e delas beber novos saberes, curiosidades, culturas e costumes, e a partir daí, desenvolver o poder da crítica e da reflexão. Os livros também têm inverdades...".


Thailana Tavares - Bibliotecária do Setor Técnico