Literatura indígena brasileira: cultura e resistência

"Dizer que o que escrevemos é “apenas” literatura brasileira, é dividir com todos aqueles que escreveram, escrevem e escreverão coisas medíocres a respeito de nossa gente, um status que não foi construído por eles. Nossa literatura é indígena para que não se venha repetir que “somos os índios que deram certo”".
(MUNDURUKU, 2011).

A figura do “índio” é bem popular na literatura brasileira. Nos movimentos políticos e culturais ao longo da história, como o nacionalismo-indianismo no século XIX, a idealização do  “bom selvagem” nos personagens de Iracema, Ubirajara e Peri, foi essencial para a construção da identidade nacional de uma nação recém-independente, baseada na romantização do processo de colonização e miscigenação.

Já na geração modernista, um século depois, “Macunaíma, o herói sem caráter”, que descendia de negros e indígenas, veio despido das idealizações dos clássicos, sugerindo uma identidade nacional mais próxima da cultura popular desses povos discriminados.

Independente dos objetivos que essas moções artísticas visavam, é convergente entre elas ter no indígena e nas suas tradições o ponto de partida da nossa história, nossa origem. Entretanto, é curioso o fato do indígena ser sempre um sujeito tratado em terceira pessoa, sob a ótica do não-indígena, e constantemente, visto num movimento de “olhar para trás”, como uma manifestação no passado. Mas, e os indígenas hoje? O que eles têm para falar sobre si mesmos, em anos de silenciamento?

De acordo com o último Censo do IBGE, vivem atualmente no Brasil cerca de 896.917 pessoas auto-declaradas indígenas, de 305 etnias. Línguas indígenas no território brasileiro são pelo menos 274. A maioria desses povos tem a oralidade como principal meio de compartilhamento de saberes.

O contato invasivo com não-indígenas e o processo de assimilação de cultural promoveu ao longo do tempo, o apagamento de língua nativas, memórias, costumes e ritos que constituem a ancestralidade desses povos, inibindo principalmente, a autoidentificação (e autoaceitação) do sujeito indígena.

Entretanto, graças a luta secular pelo reconhecimento civil, político e cultural desses povos, houve avanços importantes como a inclusão dos direitos dos povos indígenas na Constituição de 1988 como direito originário, “Isto é, anteriores à criação do próprio Estado brasileiro” (OS DIREITOS... [201?]), além de garantir o direito à diferença multicultural e étnica dessas povos, sendo dever da União garantir a esses povos o acesso a direitos básicos como saúde, segurança, educação e moradia, respeitando os aspectos multiculturais de sua existência.

Nas palavras de Tiago Hakiy, bibliotecário, poeta e autor indígena da etnia sateré-mawé, em entrevista para o  Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil em 2018: “a literatura dos livros não é uma tecnologia dos povos indígenas, mas podemos nos valer dela para ela poder ser um instrumento a mais para preservação da história” (INTELECTUAIS…, 2018). Nesse aspecto, o que conhecemos como literatura indígena hoje é mais que um puro conceito de manifestação literária: é um intercambio cultural desde do suporte de registro do conhecimento e preservação da memória, às perspectivas intelectuais de vivências que foram (e ainda são) negligenciadas e subestimadas aos longo do processo civilizatório.

5 Livros de autores indígenas para conhecer

É comum nos livros de escritores indígenas temáticas relacionadas ao modo de vida desses povos: suas crenças, contos, lendas e, principalmente, a temática ambientalista: a reflexão sobre a exploração dos recursos naturais e a relação da civilização não-indígena com posses.

1 — Ideias para adiar o fim do mundo (Ailton Krenak)
Krenak tece reflexões sobre a relação da humanidade com os recursos naturais, as consequências da soberba humana e o que é necessário ser feito para “adiar o fim do mundo”.

2 — A vida não é útil (Ailton Krenak)
Krenak tece reflexões sobre o comportamento da sociedade do consumo e da mercantilização da vida durante a pandemia do novo coronavírus.

3 — Nós : uma antologia de literatura indígena (vários autores)
É uma reunião de 10 contos nativos de 10 etnias indígenas, todos escritos por um representante de cada. É um livro voltado para o público infanto-juvenil.

4 — A terra dos mil povos : história indígena do Brasil contada por um índio (Kaka Werá Jecupé)
A perspectiva de um indígena sobre a história de uma terra que não começou em 1500. Um olhar sobre os mais de 15 mil povos que habitavam o Brasil antes da colonização.

5 — A queda do céu: palavras de um xamã yanomami (Davi Kopenawa)
Essa obra é resultado de mais de 30 anos de convivência entre um grupo de etnólogos com o povo yanomami, onde o principal líder e porta-voz, Davi Kopenawa, conta a trajetória do seu povo, denuncia o contato não solicitado com povos não-indígenas, a catequização compulsória, entre outros abusos sofridos pelo seu povo, e o medo da concretização das profecias xamânicas sobre a queda do céu.

Todos as obras citadas estão disponíveis no acervo Biblioteca Central da Unifor! Acesse o Catálogo online: Unifor Online < Biblioteca < Biblioteca Digital < Busca Integrada.

Referências

A LITERATURA indígena: conhecendo outros brasis: Julie Dorrico,  [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (14min55s). Publicado pelo canal TEDx Talks. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gKVOXmuEbwU. Acesso em: 25 maio 2022.

A REPRESENTAÇÃO dos indígenas na literatura brasileira (#29), [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo (16min40s). Publicado pelo canal Admirável Mundo Livro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TlO3cqU9DLc. Acesso em: 25 maio 2022.

GAMA-KHALIL, M. M.; SOUZA, L. F. DE. literatura indígena em debate: superando o apagamento por meio do letramento literário. Caderno Seminal Digital, [S.l.], ano 21, v. 1, n. 23, p. 206 - 232. jan./jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.12957/cadsem.2015.14456.

IBGE. Conheça o Brasil: população:  indígenas. IBGE Educa, 2022. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/20506-indigenas.html. Acesso em: 01 maio 2022.

INTELECTUAIS indígenas combatem falta de conhecimento sobre seus povos, [S. l.: s. n.], 2018. 1 vídeo (8min22s). Publicado pelo canal ONU Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4H066sr6e5g. Acesso em: 25 maio 2022.

OS DIREITOS constitucionais dos povos indígenas. Fundo Brasil, [201?]. Disponível em: https://www.fundobrasil.org.br/blog/os-direitos-constitucionais-dos-povos-indigenas/#:~:text=Seguindo%20o%20que%20diz%20a,a%20garantia%20desse%20direito%20dos. Acesso em: 10 jun. 2022.

MUNDURUKU, D. Literatura x literatura indígena: consenso? Revista Emília, 1 de dezembro de 2011. Disponível em: https://emilia.org.br/literatura-x-literatura-indigena-consenso/. Acesso em: 10 jun. 2022.


Thailana Tavares — Bibliotecária do Setor de Processamento Técnico e Videoteca.