O poder de influência dos fandoms e o incentivo à leitura

Fandom pode ser entendido como um espaço de convivência no qual um grupo de pessoas (os fãs) compartilham entre si um interesse comum, seja ele livros, séries, filmes, bandas, entre outros. Esse espaço pode existir em um mundo físico, quando os fãs se reúnem para trocar informações e experiências. Porém, na atualidade, esse espaço é essencialmente virtual, reunindo indivíduos de diversos locais e culturas com um único objetivo: compartilhar entre si os significados e os produtos culturais relativos aos seus objetos de interesse.

Nesses locais, os fãs têm autonomia para produzirem inúmeros bens culturais baseados nas significações e interpretações que fazem dos objetos com os quais construíram um laço afetivo. Deste modo, os fãs criam uma cultura própria de produção e compartilhamento de bens culturais, que os auxiliam no processo de interação com outros fãs. 

Com as novas tecnologias digitais de informação e comunicação, os fãs têm ganhando cada vez mais poder na mídia e influenciado diretamente na produção de objetos culturais que recebem validação dos seus pares, bem como, em sua disseminação. A leitura, seja ela de literatura ou informacional, é algo intrínseco às atividades dos fãs, uma vez que eles precisam trocar informações para aprender determinadas atividades de produção, ou mesmo para se aproximar de outros fãs.

Obviamente, nem todos os fãs possuem a mesma prática de leitura, assim a convivência com outros fãs, além de possibilitar a partilha de significados e interpretações dos objetos de interesse, abre precedentes para que os fãs compartilhem conhecimentos sobre novos autores, gêneros literários, havendo assim uma troca de perspectivas sobre leitura.

Os conteúdos produzidos pelos fãs abrangem os mais variados tipos de materiais, para isso eles necessitam de habilidades e competências que podem ser fomentadas por meio da leitura. Nesse contexto, a biblioteca pode se inserir como o espaço que os fãs utilizam para buscar as informações necessárias e também como local onde eles podem se reunir, ou até mesmo promover oficinas e eventos.

Visando conhecer esse novo “mundo” dos fandoms e relacionando com os benefícios que leitura pode proporcionar, o 14º episódio do LibriCast traz uma conversa com o tema “O poder de influência dos fandoms e o incentivo à leitura”. Escute no Spotify ou no Google Podcast.


Rafaela Carvalho - Bibliotecária do Setor de Apoio à Pesquisa