O que devo saber para publicar um artigo científico

Todo pesquisador precisa encontrar estratégias para divulgar seus estudos e a escolha de uma boa revista científica é de suma importância para garantir visibilidade e impacto (citações). Essa escolha deve considerar vários requisitos que vão desde a temática do artigo, seu nível de abordagem, tipo de trabalho (artigo original, recensão, relato de experiência) etc.

Se você tem o objetivo de publicar em periódicos acadêmicos precisa escolher revistas que estejam alinhadas com a temática do seu trabalho. Considere ainda alguns critérios que busquem garantir a qualidade do periódico, assim você não corre o risco de publicar em uma revista mal conceituada. Veja algumas dicas para ajudar a ter seu artigo aprovado.

1 Escopo da revista

Não adianta querer publicar um artigo em uma revista que não fale sobre o assunto que você escreveu, não é verdade? Para evitar isso, verifique o escopo no site da revista, lá você encontra informações sobre as temáticas e áreas de abordagem da publicação.

Verificar  o escopo ajuda também a identificar periódicos predatórios (mal conceituados). Revistas de qualidade são claras sobre instruções para  publicação.

2 Atualização

A rapidez na publicação de resultados de pesquisa é vital para  que a comunidade acadêmica tenha conhecimento do estudo antes que seus dados fiquem obsoletos. Submeter um artigo a um periódico atrasado pode fazer com que o feedback do editor demore mais do que o necessário. Para evitar transtornos, busque periódicos que estejam com as publicações em dia.

3 Divulgação da revista (indexação)

Quanto maior a visibilidade, maior é a probabilidade de os artigos serem lidos e citados.  Essa “vitrine” é possível através da inclusão da revista no acervo das bases de dados, esse processo se chama indexação.

Durante a escolha do periódico para publicação, observe se ele está indexado em bases de dados conhecidas como por exemplo: Portal de Periódicos da Capes, PubMed, Scielo, Web of Science, Bireme, Scopus etc.

4 Periódicos de qualidade

Para alguns periódicos, as publicações são uma forma de lucro. Essas revistas são conhecidas como predatórias, geralmente não possuem critérios de qualidade definidos, cobram altas taxas de publicação e adotam práticas questionáveis. Portanto, observe o site da editora ou instituição que publica, investigue quem faz parte do corpo editorial e também se o periódico possui Qualis ou fator de impacto.

Para entender melhor, o fator de impacto é uma métrica de citações que algumas revistas recebem e é considerado o critério mais utilizado para definir a qualidade. Quanto maior a quantidade de artigos publicados que recebem citações, maior será o fator de impacto da revista. Mas, detalhe: somente revistas indexadas na base Web of Science possuem fator de impacto.

Você consegue verificar o fator de impacto na ferramenta JCR (Journal Citation Reports), disponível na aba bases do Portal de Periódicos da Capes.

Outro critério muito usado para identificar revistas com boa qualidade é o Qualis-Periódicos. Inicialmente o Qualis foi criado para avaliar  a produção dos programas de pós-graduação no país, mas com o tempo foi sendo usado para classificar a qualidade das revistas.

É importante ressaltar que, caso a revista não possua Qualis, não significa necessariamente que ela seja de baixa qualidade, pode apenas ser o caso de que nenhum aluno ou docente de programa de pós-graduação tenha publicado nela.

No entanto, é uma boa prática verificar o estrato (“nota”) da revista no Qualis de acordo com a área de avaliação da Capes. Confira o Qualis das revistas na Plataforma Sucupira.

5 Preparação do manuscrito

Após a seleção  é chegado o momento de preparar o manuscrito conforme as normas da revista escolhida. É importante saber que cada revista é livre para escolher formatação, estrutura e a norma que receberá os artigos. Estude a seção de instruções para autores para poder preparar seu manuscrito adequadamente.

Quer publicar e precisa de ajuda para escolher uma revista? Agende um horário e conheça o que o Serviço de Apoio à Publicação pode fazer por você. Envie um e-mail para periodicos@unifor.br ou ligue para 3477-3260.

Morgana Ramos Albuquerque — Bibliotecária do Setor de Periódicos