O que é ficha catalográfica?

Um texto de mancha gráfica peculiar, discretamente inserido no verso de alguma página no início de um livro impresso ou digital, e que geralmente passa despercebido pelo leitor na sua aventura pelo conhecimento em palavras grafadas. Não obstante sua discrição, é item obrigatório resguardado por normas e leis em publicações bibliográficas e, inclusive, em trabalhos acadêmicos. Esse personagem do mundo dos livros é a ficha catalográfica, e tem um papel fundamental para recuperação da informação da publicação.

A ficha catalográfica

A ficha catalográfica, como o próprio nome diz, é uma ficha que contém dados descritivos de determinado item bibliográfico, escrita em estruturas padronizadas por convenções internacionais, que tem por objetivo facilitar a identificação de elementos como autoria, título, conteúdo, temática, para orientar o processo de catalogação do item em coleções bibliográficas e por fim, facilitar a recuperação da informação e viabilizar seu acesso.

A ficha catalográfica é relevante, a priori, para a elaboração de catálogos. Os catálogos de bibliotecas que acessamos hoje online são resultados da organização dos elementos presentes nas fichas catalográficas. Antes do processo de automação das bibliotecas, as fichas catalográficas eram elaboradas pelos bibliotecários das instituições, impressas individualmente em papéis com gramaturas mais rígidas e organizadas em grandes ficheiros, formando os catálogos físicos do acervo.

Já as fichas impressas nos livros são fontes de informação para otimizar o trabalho do catalogador, e informar ao leitor sobre o conteúdo do material, sem que ele precise folhear todo o livro.

Os livros são organizados nas estantes da biblioteca de acordo com as informações de autor, título e assunto, presentes na ficha catalográfica, por isso é importante que as informações estejam disponíveis corretamente neste elemento. O instrumento usado para estruturar e uniformizar essas informações é o Código de Catalogação Anglo-americano, desenvolvido por bibliotecários ao longo do século XX e que está atualmente na sua 2ª edição.

Ficha catalográfica em trabalhos acadêmicos

De acordo com a Agência Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), na sua NBR 14.724:2011, é considerado item obrigatório do trabalho acadêmico a ficha catalográfica, como parte integrante da folha de rosto, devendo a ficha ser inserida no verso da desta, alinhada à parte inferior da margem.

Para trabalhos acadêmicos, a ficha catalográfica não só informa os dados básicos de autoria, título e assunto, mas reconhece outros pontos fundamentais na produção da pesquisa, como a orientação, a unidade de ensino superior a qual o trabalho é proveniente, o curso e o grau acadêmico relacionado ao trabalho (TCC, dissertação e/ou tese).

A Biblioteca da Unifor disponibiliza o gerador automático de ficha catalográfica, para auxiliar os estudantes na elaboração das fichas para o TCC. Para preencher corretamente, basta seguir as instruções do tutorial.

Para maiores informações sobre ficha catalográfica, entre em contato com a bibliotecária responsável pelo setor de processamento técnico da Unifor pelo e-mail: thailana@unifor.br.

Thailana Tavares  - Bibliotecária do Setor de Processamento Técnico.