Práticas de leitura no ensino superior : estratégias para melhorar o relacionamento com a leitura acadêmica

O ensino superior é o nível da educação formal onde o indivíduo adquire conhecimentos específicos para se tornar competente para atuação em determinada área no mercado de trabalho e, consequentemente, desenvolver uma postura ética e profissional. Nesse contexto, não tem como falar em aquisição de conhecimento sem falar em um processo inerente a capacidade humana: a leitura.

A leitura é uma das principais habilidades de proficiência em uma língua, uma vez que esta é o principal instrumento de comunicação em sociedade. Ela é mais que um processo cognitivo de decodificação de signos: ela permite a construção de significados através do raciocínio, relacionando informações internalizadas pela memória a partir de experiências passadas e hipóteses formuladas, estabelecendo, assim, a criticidade de pensamento e sendo agente direto de transformação do indivíduo leitor.

O hábito da leitura é essencial para a formação humana. Por isso, práticas de leitura são recomendadas desde o ensino básico e muito exigidas na universidade. Mas, infelizmente, a experiência leitora na academia nem sempre é a das melhores, seja pela complexidade dos textos necessários para a formação; seja pela quantidade de material para leitura e pouco tempo disponível para elas; ou, principalmente, pela ausência do hábito de ler dos alunos.

Contudo, é importante frisar que a formação do leitor nunca é tardia. Existem pequenas estratégias que facilitam a prática da leitura e auxiliam no desenvolvimento do leitor a curto, médio e longo prazo.

Estratégias de leitura

Primeiramente, o hábito da leitura deve ser pensado como uma prática substancial para a natureza racional humana. E, durante a nossa existência, temos contato com vários tipos de leitura e objetivos de leitura.

Este deve ser o ponto de partida: qual o objetivo da leitura? Pessoas leem por vários motivos: para aprender o funcionamento de algo; porque ficaram curiosos sobre algo; porque precisam escrever a respeito de algo. E para atingir esses objetivos, existem as estratégias de leitura.

Existem diversas estratégias de leitura, pois cada experiência leitora é individual. Mas, no geral, o processo de leitura crítica - modelo mais exigido no ensino superior - pode acontecer em três momentos (CANTALICE; OLIVEIRA, 2009, p. 228.):

1 - Pré-leitura: é feita uma análise global do texto (título, tópicos e figuras/gráficos) e também predicações e uso do conhecimento prévio, ou seja, o uso da técnica de skimming;

2 - Durante a leitura: é feita uma compreensão da mensagem passada pelo texto, uma seleção das informações relevantes, uma relação entre as informações apresentadas no texto e uma análise das predicações feitas antes da leitura, para confirmá-las ou refutá-las. Geralmente, são feitas notas e destaques de texto nessa fase;

3 - Pós-leitura: é feita uma análise com o objetivo de rever e refletir sobre o conteúdo lido, o significado da mensagem, a aplicação para solucionar o problema e a verificação de diferentes perspectivas apresentadas para o tema. Geralmente, é o momento em que se produz textos a respeito do tema, como resumos, fichamentos e/ou resenhas.

Também existem estratégias para leituras mais técnicas: ainda nesse modelo de três momentos, durante a leitura é possível utilizar a técnica de scanning - apreensão rápida da informação visual, através de uma mera passada de olhos, a fim de localizar uma informação específica (PEREIRA, 2009, p. 84).

É importante ressaltar que a associação da leitura com práticas obrigatórias e avaliadoras deslegitima sua essencialidade para além do contexto acadêmico. Essas estratégias de leitura podem ser utilizadas também para cultivar o gosto pela leitura literária, que também é essencial para a criatividade e transformação social.

A leitura é importante para o enriquecimento do vocabulário, melhora do raciocínio, facilita a argumentação, e, novamente, é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico e renovação de ideias. Ainda há tempo de se reconciliar com ela!

Referências

CANTALICE, L. M.; OLIVEIRA, K. L. Estratégias de leitura e compreensão textual em universitários. Revista semestral da ABRAPEE, [S.l.], v. 13, n. 2, p. 227 - 234, jul./set. 2009.

PEREIRA, V. W. Estratégias de leitura de e-book. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 34, n. 56, p. 80 - 89, jan./jun. 2009.

Thailana Tavares - Bibliotecária da Videoteca