Semana da Biblioteca: de 08 a 10 setembro de 2020

A Biblioteca Central da Unifor foi inaugurada junto com a instituição, tendo 47 anos de existência. Com o passar das décadas, a biblioteca foi acompanhando as mudanças tecnológicas e hoje pode ser considerada uma biblioteca híbrida, pois oferece um acervo físico com mais de 300 mil exemplares e um expressivo acervo digital composto por bases de dados de livros, revistas e outros conteúdos.

Com programação online, a Semana da Biblioteca contará com a participação de bibliotecários e professores da instituição para tratar dos mais diversos assuntos relacionados à ciência, educação e cultura. O evento emitirá declaração de participação.

Objetivos

• Apresentar os produtos e serviços ofertados pela biblioteca para comunidade acadêmica.

• Motivar alunos e professores a utilizar o acervo digital para realização de atividades acadêmicas e científicas.

• Ofertar capacitações que auxiliem os alunos em suas atividades acadêmicas.

• Incentivar a literatura, cultura e arte.

Público Alvo

• Comunidade acadêmica – alunos de graduação, alunos de pós-graduação e professores.

• Público externo.

Realize sua inscrição aqui

As atividades acontecerão pela plataforma Google Meet (cada atividade terá um link diferente).
Haverá sorteios de brindes. A entrega será presencial. A frequência será feita por meio de um formulário durante o evento online. As declarações serão enviadas por e-mail em 5 dias após o evento.

8 de setembro - terça-feira

9h30 - 10h30 - Abertura - Palestra "Direitos autorais nas redes sociais".
Palestrante: Prof. Dr. Sidney Soares Filho.
Assista à gravação aqui.

15h - 16h - Treinamento "Primal Pictures: 3D Anatomy".
Objetivo: apresentar os recursos de anatomia em 3D.
Palestrante: Mírian Cris, bibliotecária do Setor Gestão da Informação Digital.
Assista à gravação aqui.

17h30 - 18h30 - Live "Conhecendo o Acervo Pessoal da Escritora da Rachel de Queiroz".
Palestrante: Gabriela Alves, bibliotecária do Setor Pesquisa e Treinamento.

9 de setembro - quarta-feira

15h - 16h - Treinamento "Desvendando a Pesquisa Científica".
Objetivo: apresentar a importância das revistas na comunicação científica, informando as melhores bases de dados para pesquisa de artigos, além de dicas sobre como publicar em periódicos.
Palestrante: Morgana Ramos, bibliotecária do Setor de Periódicos
Assista à gravação aqui

16h - 17h - Treinamento "Busca Integrada Biblioteca".
Objetivo: apresentar a consulta ao acervo físico e digital de livros, teses, dissertações, TCCs, periódicos e cordéis.
Palestrante: Márcio Nunes, bibliotecário do Setor de Desenvolvimento de Coleções.
Assista à gravação aqui.

17h - 18h - Bate papo "Pergunta que a gente responde! - Entenda como solicitar os serviços do empréstimo em 2020.2".
Palestrante: Gerlane Miranda e Valeska Gomes, bibliotecárias do Setor Empréstimo.

10 de setembro - quinta-feira

15h - 16h - Treinamento "ABNT 14724".
Objetivo: apresentar a norma de formatação para  trabalhos acadêmicos, esclarecendo as dúvidas e os questionamentos referentes à elaboração correta do  TCC.
Palestrante: Lívia Costa, bibliotecária do Setor Pesquisa e Treinamento.
Assista à gravação aqui.

17h30 - 18h30 - Live "Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel".
Palestrante: Rafaely Chaves, tutora da Coleção RQ e Cordelteca.
Assista à gravação aqui.

19h - 20h - Encerramento Palestra "Os anos 80 em cena: política e decadência em Watchmen".
Palestrante: Prof. Dr. Daniel Camurça Correia

Mírian Cris - Bibliotecária do Setor de Gestão da Informação Digital