Serviços de capacitações oferecidos pela Biblioteca Central

A Biblioteca oferece serviços de capacitações para a comunidade acadêmica voltados para o uso de ferramentas de pesquisa digitais e normas bibliográficas. As capacitações têm como objetivo instruir discentes e docentes para a utilização dos recursos digitais de fontes de informação para pesquisas científicas, como livros digitais e periódicos científicos, além orientar o bom uso dessas informações, através da elucidação sobre plágio e normas de padronização de trabalhos acadêmicos. Os serviços são oferecidos de forma online pelo Google Meet, e podem acontecer em encontros individuais ou em grupos. 

Conheças as capacitações ofertadas:

  • Biblioteca Digital - Apresenta as ferramentas e as estratégias de pesquisa em  bases de dados de livros e periódicos que fazem parte do acervo da Unifor.

  • O que é plágio? - Esclarece as principais dúvidas sobre a ética na pesquisa científica, abordando as boas práticas de conduta acadêmica.

  • Normas ABNT, APA e Vancouver - Apresenta as regras de elaboração de referências e citações de acordo com a norma específica.

  • ABNT - Formatação de Trabalhos Acadêmicos- Apresenta os princípios gerais de formatação para elaboração de trabalhos acadêmicos.

  • Mendeley (Gerenciador de referências) - Ensina como instalar e utilizar este software para elaborar referências e citações de forma automática. 

  • Como publicar em revistas científicas? - Trata sobre como identificar publicações com credibilidade científica, abordando dicas sobre como publicar um artigo em periódicos científicos. Apresenta os indicadores de impacto e uso de periódicos como fonte de informação confiável.    

  • Currículo Lattes - Aborda noções sobre o preenchimento e as funcionalidades do currículo Lattes. Busca, cadastro e atualização.

  • Atlas de Anatomia 3D - Primal - Disponibiliza figuras tridimensionais da anatomia humana, construídas a partir do escaneamento de modelos reais do projeto Homem Visível, bem como imagens derivadas de tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Para agendar, entre em contato com o Setor de Pesquisa e Treinamento através do e-mail  spt@unifor.br, ou ligue para 3477.3169.  Em todas as capacitações são emitidas declarações de participação.

Lívia Costa e Gabriela Gomes - Bibliotecárias do Setor de Pesquisa e treinamentos