To the infinity and beyond! 3 plataformas gratuitas para estudo e imersão em língua inglesa

A produção e o compartilhamento de conteúdos em escala mundial, facilitados principalmente pelas tecnologias da informação e da comunicação, tornaram as barreiras geográficas secundárias, possibilitando o alcance a diferentes formas de manifestação do conhecimento de maneira quase imediata. A informação, então, assumiu um valor significativo para a sociedade em níveis econômicos, políticos, culturais etc., sendo hoje um elemento estratégico para o desenvolvimento social e humano. Atrelado a tais fatores, ter conhecimento em língua estrangeira se tornou significativo, visto que tal habilidade potencializa o acesso do indivíduo a um universo de fontes informacionais e saberes, colaborando para seu enriquecimento intelectual e cultural que podem ser bem aproveitados ao longo da vida.

O inglês é, atualmente, considerada uma língua franca. Língua franca é a língua convencionada como padrão para a comunicação entre pessoas multilíngues, para facilitar a interação entre esses indivíduos. Funcionalmente falando, ser proficiente em língua inglesa é pré-requisito para várias vagas de emprego, ingresso em diversas universidades ao redor do mundo. Além disso, a língua inglesa é a principal língua escolhida por pesquisadores para publicações científicas.

Entretanto, processo de aprendizagem em língua estrangeira acaba não sendo tão fácil, principalmente quando não se está inserido em uma realidade que vivencie o uso social da segunda língua, i. e., quando não se está em um contexto de imersão na língua. Portanto, separamos algumas plataformas que podem facilitar esse processo de autoaprendizagem e imersão no inglês, com ferramentas lúdicas e o melhor: gratuitas!

Enjoy!

Learning English Online

A plataforma é uma iniciativa do British Council, uma organização internacional do Reino Unido em prol da difusão da educação e relações culturais através da língua inglesa. Nela, você pode ter acesso a atividades voltadas para todos os níveis de proficiência, desde o nível básico ao avançado, nas habilidades de writing, reading, listening e speaking. Também dispõe de recursos voltados para o uso do inglês nos negócios e o uso multicultural da língua, com podcasts, aplicativos para smartphones e muito mais!
Dica: para aproveitar melhor as ferramentas da plataforma, faça seu teste de proficiência e acesse os conteúdos de acordo com seu nível!

TEDEd

A plataforma é parte das atividades da Technology, Entertainment and Design - TED, uma organização sem fins lucrativos que visa a promoção de saberes de várias áreas do conhecimento através de palestras internacionais e recursos educacionais. A TEDEd dispõe de vídeos sobre os mais diversos assuntos (tecnologia, literatura, matemática, ciência etc.), atividades de fixação e fóruns de discussão voltados para a temática escolhida. A plataforma é excelente para quem busca imersão na língua inglesa. É possível criar um perfil para personalizar seus interesses e direcionar o seu aprendizado!

Lyrics Training

A plataforma oferece uma alternativa de aprendizagem e imersão em língua estrangeira por meio de música! Ao escutar seus artistas estrangeiros favoritos, você pode acompanhar a letra da música e completar com as palavras que faltam. As atividades são baseadas em jogos com score, rankings e níveis, e estão disponíveis em mais de 10 línguas. A plataforma tem sua versão web e app para smartphones.

Bônus!

Cambridge Dictionary

É o dicionário online da Cambridge University. A plataforma oferece dicionário de definições em inglês, dicionários bilíngues, dicionário de sinônimos, gramática e tradutor.  Ao buscar os termos, você pode ouvir as pronúncias em inglês-britânico e inglês-americano, além de ser possível criar um perfil para ter acesso a conteúdos personalizados de acordo com seu nível de proficiência.

Grammaly

É uma extensão para browser que performa como corretor ortográfico e gramatical para produção textual em língua inglesa.

Confira os materiais sobre ensino e aprendizagem em língua inglesa disponíveis na Biblioteca, acessando pelo seu Unifor Online: Unifor Online<Biblioteca<Biblioteca Digital<Busca Integrada.

Referências

BONILLA, J. M. H. Em 95% dos artigos científicos, inglês cria 'ditadura da língua'. Apenas 1% está em português e espanhol. El país, 28 jul. 2021. Disponível em: https://brasil.elpais.com/ciencia/2021-07-28/em-95-dos-artigos-cientificos-ingles-cria-ditadura-da-lingua-apenas-1-esta-em-portugues-e-espanhol.html. Acesso em: 03 set. 2021.
ENGLISH study resources. Oxford Online English, [202?]. Disponível em: https://www.oxfordonlineenglish.com/resources. Acesso em: 03 set. 2021.
PEDRA, V. C. Compared English Language. Brasília, DF: Unyleya, [202?]. E-book.

Thailana Tavares — Bibliotecária do Setor Técnico