null Podcasts em Medicina Veterinária e possibilidades de ensino e aprendizagem

Qui, 31 Março 2022 14:48

Podcasts em Medicina Veterinária e possibilidades de ensino e aprendizagem

Programas de streaming em Medicina Veterinária à distância de um clique (Foto: Getty Images)
Programas de streaming em Medicina Veterinária à distância de um clique (Foto: Getty Images)

A contemporaneidade dos dias atuais nos fazem imergir nas muitas possibilidades de ensino/aprendizagem, foi-se o tempo que estávamos restritos ao ensino entre quatro paredes e ao formato do livro impresso. Hoje, temos muitas possibilidades de recursos, suportes e ambientes para a promoção do ensino.

Adequando-se a nova conjuntura social, o ensino integrou as mídias digitais para uso no processo de formação do aluno, seja como apoio no formato de ensino tradicional, Ead ou híbrido. Os podcasts, por exemplo, já tinham notoriedade no Brasil, mas ganharam grande força em 2020 em virtude do isolamento social e a crescência do consumo de conteúdos digitais, a partir daí muitas foram as possibilidades de utilização como metodologia pedagógica, como a prática do consumo para obtenção de informações, uso da ferramenta para estímulo de criação dos alunos, aproximação dos universitários com conteúdos digitais em ascensão, dentre outros.

Quer conhecer alguns programas de podcast disponíveis nas plataformas de streaming? Confira algumas opções:

A Vet Smart é uma das maiores plataformas tecnológicas do mercado veterinário do Brasil. Oferecem ferramentas de auxílio e conteúdos sobre o mercado para estudantes e médicos-veterinários, possuem ainda um podcast que traz sempre episódios com conteúdos relevantes para a área.

O programa Papo de Veterinária é gerenciado pela Profa. Thaís Rocha. O podcast conta com novos episódios semanais, todas às sextas-feiras, e traz sempre profissionais para discussões de temas.

Podcast gerenciado pela médica veterinária Laíssa Santiago, a Dra. apresenta episódios com assuntos sobre saúde e longevidade animal. A cada episódio, convidados da área discutem sobre alimentação, cuidados, comportamento e assuntos diversos do mundo animal.

Dra. Larissa Rüncos, psiquiatra veterinária, traz para seu público informações para melhor entendimento de como lidar e entender o seu animal de estimação.

Quer ter acesso a outros temas gerais relacionados ao âmbito acadêmico e estímulo a leitura? Siga o Libricast, o podcast da Biblioteca Central da Unifor.

O Libricast faz parte da programação do Uniforcast, podcast da Universidade de Fortaleza.

Confira abaixo, um de nossos episódios e aprenda como publicar em revistas científicas