Justificativa do curso
Um curso sobre diversidade, equidade, inclusão e pertencimento se justifica entre as empresas na contemporaneidade pelos seguintes motivos.
(1) Incrementa o desempenho organizacional: Quando a empresa tem uma equipe diversa, isso traz diferentes perspectivas e ideias, o que melhora a criatividade, a inovação e o desempenho geral da equipe.
(2) Atração de talentos: As pessoas estão cada vez mais conscientes da importância da diversidade e inclusão, assim, preferem trabalhar em empresas que valorizam esses princípios. Ter uma cultura inclusiva pode ajudar a atrair talentos diversos e reter funcionários mais bem qualificados.
(3) Melhora a reputação da empresa: As empresas que valorizam a diversidade e inclusão têm uma melhor reputação no mercado. Isso pode ajudar a atrair mais clientes, investidores e parceiros de qualidade.
(4) Atende a uma demanda do mercado: Os consumidores estão cada vez mais conscientes da importância da diversidade e inclusão. As empresas que não valorizam esses princípios podem perder clientes e enfrentar boicotes.
(5) Responsabilidade social: Além dos benefícios comerciais, a diversidade e inclusão são importantes porque demonstra que a empresa tem compromisso com sua responsabilidade social.
Público-alvo
Empresários e gestores interessados em entender mais sobre essa temática e que tem que lidar com questões relativas a essa temática em suas rotinas organizacionais nos mais diversos setores.
Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada
- educacaocontinuada@unifor.br
- (85) 3477.3174
- Bloco B - Sala 8
- Questões étnico-raciais nos ambientes organizacionais - Antecedentes históricos e Impactos estruturais na contemporaneidade.
Material principal - Manual de Estratégia Antirracista nas Empresas (Disponível em: https://safe.space/ebooks)
Material de Apoio - SARAIVA, Luiz Alex Silva; IRIGARAY, Hélio Arthur dos Reis. Políticas de diversidade nas organizações: uma questão de discurso?. Revista de Administração de Empresas, v. 49, p. 337-348, 2009.
Convidada: Prof. Dra. Keysa Mascena (Para abordar os desafios específicos da mulher preta no mercado de trabalho)
- Desafios e questões inclusivas contemporâneas relativos às Pessoas com Deficiência (PCDs) - Debates, estratégias e soluções nos ambientes organizacionais.
Material de Apoio - DE OLIVEIRA DUARTE, Fabrícia Mirella; CORRÊA, Mayara Helena; BUENO, Rinaldo Conde. O desafio de incluir pessoas com deficiência (PCDs) no trabalho: um estudo para mais recursos humanos. Revista Científica Doctum Multidisciplinar, v. 1, n. 1, 2018.
Material Principal - Guia de Comunicação Inclusiva (Disponível em: https://safe.space/ebooks)
Convidado: Gillmarcos Nunes - Profissional com 13 anos de mercado. Atualmente está como Analista de Cultura e Clima Organizacional na M. Dias Branco, onde responsável pelo Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão. Formado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e é pós-graduando do curso de Comunicação, Diversidade e Inclusão nas Organizações pela PUC Minas.
- Questões relativas a população LBTQIA+ nos ambientes organizacionais - Desafios contemporâneos, formas de inclusão e enfrentamento.
Material principal - Diversidade e Inclusão no mercado de trabalho: O que dizem os líderes LGBTQIA+ (Disponível em: https://safe.space/ebooks)
Material de apoio - DINIZ, A. P. R.; CARRIERI, A. P.; GANDRA, G.; BICALHO, R. A. Políticas de diversidade nas organizações: as relações de trabalho comentadas por trabalhadores homossexuais. Revista Economia & Gestão, v. 13, n. 31, p. 93-114, 2013.
Convidado - Prof. Ms. Márcio Roberto - Administrador de Empresas (UFC) | Mestre em Administração (UECE), Empreendedor Social, Ativista LGBTQIA+, Professor Universitário, Consultor Organizacional e Educacional, Pesquisador, Palestrante, Facilitador de Treinamentos (abordando os desafios das populações LGBTQIA+)
- O que é Masculinidade Tóxica e como ela impacta as empresas e a sociedade.
Material principal - Mesquita, Y. M., & da Silva Corrêa, H. C. (2021). A “Masculinidade Tóxica” em Questão: Uma Perspectiva Psicanalítica. Revista Subjetividades, 21(1), Publicado online: 24/03/2021. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v21i1.e10936) – Obs.: Farei uma apresentação mais didática e orientada as questões organizacionais sem o academicismo do artigo, ok? =)
Material principal 2 – 24 Recomendações para Trabalhar o Bem-estar emocional na sua empresa. (Disponível em: https://safe.space/ebooks)
Convidada – Simone Barreto – Analista de ESG da Sucrê Alimentos - Simone Barreto nasceu em 1984, é natural de Fortaleza, Ceará, é analista de ESG, artista visual e educadora. Formada em Artes Visuais e mestranda em Ensino e Relações Étnico-Raciais na Universidade Federal do Sul da Bahia. Ministra cursos e aulas de artes para crianças. Desenvolve pesquisas independentes sobre narrativas femininas, a divisão sexual do trabalho no campo e na cidade, corpo e maternidade. Como artista participou de residências artísticas, exposições coletivas e individuais.
Bruno de Souza Lessa
Administrador e historiador. Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com ênfase em Inovação, Tecnologia, Empreendedorismo e Sustentabilidade. Pós-doutor em Administração pela Universidade de Fortaleza (Unifor) com ênfase em Empreendedorismo e Desenvolvimento. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Inovação e Gestão (Lapig) e professor da Universidade de Fortaleza.
Forma de Pagamento
Matrícula R$ 379,00
OBS1.: Imprima o boleto e apresente-o na Secretaria, para receber a autorização do desconto, e pagá-lo na Tesouraria da UNIFOR.
À VISTA, pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.
PARCELADO, em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.; imprima o boleto e apresente-o na Tesouraria da UNIFOR, para efetuar o parcelamento.
OBS2.: Informamos que, a Forma de Pagamento por Cartão de Crédito, parcelado ou não, está disponível na forma Online, no ato de sua Inscrição.
OBS3.: Informamos que, a Forma de Pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).
Termos de cancelamento e Reembolso
O aluno poderá solicitar cancelamento da matrícula através do e-mail educacaocontinuada@unifor.br. Sendo o cancelamento solicitado até 1 dia antes da data de início do curso, haverá a devolução de 95% do valor pago. Após a data de início do curso, não haverá devolução do valor investido. O aluno poderá requerer transferência do valor do crédito para outro curso, sem a cobrança de multa. Caso a instituição cancele a oferta do curso, os valores serão restituídos integralmente. O reembolso será efetuado na conta bancária indicada pelo aluno ou estornado no cartão de crédito.
Certificado
Será conferido Certificado de Participação ao aluno que obtiver frequência igual ou superior a 85% da carga horária.