Farmacologia Clínica Aplicada a Assistência de Enfermagem

Um homem e uma mulher em destaque analisando um prontuário.

Objetivos do curso

• Fornecer subsídios básicos para o uso racional dos medicamentos pela equipe de enfermagem;
  • Revisar conceitos sobre erros com medicamentos, qualidade de assistência de enfermagem e segurança do paciente;
  • Prover informações que permitam monitorar e apontar maneiras pelas quais a qualidade da assistência de enfermagem possa ser implementada no sentido de tornar o uso de medicamentos mais seguro ao usuário.

Estudantes de Enfermagem.

Informações para contato

Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada

• E-mail de contato: educacaocontinuada@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3174
  • Endereço de contato: Bloco B - Sala B8

MAIS INFORMAÇÕES

Detalhes do curso

• Período: 01, 03, 05, 08, 10 de agosto de 2022
  • Carga horária: 20 h/aula
  • Duração: 5 dias

Horários do curso

• Modalidade: síncrona
  • Horário: de 19h às 22h

• Vagas: 20
  • Pré-requisito: conhecimentos básicos de farmacologia geral

Conteúdo Programático

1. Conceitos Básicos em Farmacocinética – Absorção, Distribuição, Metabolismo e Excreção de Fármacos (Aula teórica - 4h/a)
    2. Conceitos Básicos em Farmacocinética – Meia vida, Janela terapêutica, Dose, Intervalos de dose, Tempo de Infusão e tipos de infusores (Aula teórica - 4h/a)
    3. Vias de administração dos medicamentos X Prática de Enfermagem (Aula teórica - 4h/a)
    4.  A Enfermagem e o uso racional dos medicamentos (Aula teórica - 4h/a)
    5. Cuidados gerais no preparo de soluções de uso oral e parenteral (Aula teórica - 4h/a)
    6. Cuidados de enfermagem no uso de Analgésicos e Antiinflamatórios (Aula teórica - 4h/a)
    7. Cuidados de enfermagem no uso de Corticóides (Aula teórica - 4h/a)
    8.  Cuidados de enfermagem no uso de Hipoglicemiantes parte 1 (Aula teórica - 4h/a)
    9.  Cuidados de enfermagem no uso de Hipoglicemiantes parte 2(Aula teórico prática/Aprazamentos - 4h/a)
    10.  Cuidados de enfermagem no uso de Aminas vasoativas – parte 1 (Aula teórica/prática - 4h/a)
    11.  Cuidados de enfermagem no uso de Aminas vasoativas – parte 2 (Aula teórica - 4h/a)
    12. Cuidados de enfermagem no uso de antihipertensivos e vasodilatadores – parte 1 (Aula teórica - 4h/a)
    13. Cuidados de enfermagem no uso de antihipertensivos e vasodilatadores – parte 2 (Aula teórica - 4h/a)
    14. Cuidados de enfermagem no uso de antimicrobianos – parte 1 (Aula teórica - 4h/a)
    15. Cuidados de enfermagem no uso de antimicrobianos – parte 2 (Aula teórico prática/ aprazamentos - 4h/a)

Maria Lurdemiler Sabóia Mota

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará , Mestrado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará - FAMED/UFC e Doutorado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará - FAMED/UFC. Atualmente é Docente do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Fortaleza-UNIFOR. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na Docência de Farmacologia e Cuidados Clínicos. Livre enquadramento funcional-docente dos cursos de: especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva da Universidade estadual do Ceará; especialização em Enfermagem em Cardiologia da Universidade estadual do Ceará; especialização em Enfermagem em nefrologia da Universidade estadual do Ceará; especialização em Enfermagem obstétrica da Universidade Metropolitana de Fortaleza-FAMETRO. Consultora ad hoc do CNPq/SUS na área de oncologia. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Docência, atuando principalmente nos seguintes temas: farmacologia, cuidados clínicos, oncologia e terapia intensiva. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Estudo de erros com medicamentos da USP/RP". Membro efetivo da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente. Enfermeira Assistencial Estatutária do Setor de Emergência do Hospital Geral de Fortaleza HGF.

Forma de Pagamento

Matrícula R$ 340,00

Descontos

Aluno e Ex-aluno Unifor: 20%
Funcionários de empresas parceiras: até 20% (necessário consultar condições)

OBS1.: Imprima o boleto e apresente-o na Secretaria, para receber a autorização do desconto, e pagá-lo na Tesouraria da UNIFOR.

À VISTA, pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.

PARCELADO, em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.; imprima o boleto e apresente-o na Tesouraria da UNIFOR, para efetuar o parcelamento.

OBS2.: Informamos que, a Forma de Pagamento por Cartão de Crédito, parcelado ou não, está disponível na forma Online, no ato de sua Inscrição.

OBS3.: Informamos que, a Forma de Pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).

Certificado

Será conferido Certificado de Participação ao aluno que obtiver frequência igual ou superior a 85% da carga horária.