Inspeção em Componentes Eólicos e Solares

Homem realiza inspeção em placas de energia solar

Objetivo do curso

O curso tem por objetivo prover conhecimentos em Inspeção e Controle da Qualidade em Parques Eólicos. Iremos mergulhar nos processos de recebimento, inspeções de comissionamento, operação e manutenção de aerogeradores e usinas solares com a visão de gestão e controle da qualidade total (processos e produto final). Os participantes conhecerão os principais pontos e processos que necessitam de uma maior atenção. Capacitaremos para que tenham uma visão crítica, sistêmica do processo de inspeção, testes e ensaios dos processos solares e eólicos.

Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada

• E-mail de contato: educacaocontinuada@unifor.br

• Período: 11, 12, 13, 18 e 19 de abril de 2022
  • Carga Horária: 24 h/aula
  • Duração: 05 dias

Horários do curso

• Modalidade: Presencial
  • Horário: 19h às 22:30h

• Vagas: Limitadas

• Conceitos de Qualidade;
  • Conceito de PDCA;
  • Controle da Qualidade (Visão geral do Parque Eólico);

• Visão geral de implantação de parques eólicos
  • Principais inspeções de recebimento de componentes;
  • Principais inspeções de comissionamento, operação e manutenção dos componentes eólicos (incluindo pás eólicas);
  • Ensaios e testes nos processos de fundação e torres de concreto (processo civil);

• Gestão Integrada dos Parques Eólicos
  • Principais indicadores de desempenho e operacionais no projeto eólico;
  • Implantação de CQ em parques eólicos;

• Princípios de Funcionamento/ Tipos de Energia Solar
  • Energia Solar Térmica / Principais componentes / Planos de Inspeção e Testes
  • Energia Fotovoltaica / Principais componentes / Planos de Inspeção e Testes
  • Principais itens /FMEA – Célula Fotovoltaica)

Kilmer Araujo da Silva

Pós Graduado em Engenharia da Produção & Gestão da Qualidade pelo IPOG-CE, Administrador de Empresas pela Faculdade Integrada do Ceará, Graduando em Engenharia de Produção, Técnico em Mecânica Industrial e Meio Ambiente pela CEFET-CE, com experiência em mais de 13 anos em Projetos de Implantação, Comissionamento e Operação de Parques Eólicos (projetos no BR e América Latina), em empresas como: IMPSA, SUZLON, WEG e Aeris Energy, além de experiência em processos de fabricação e assistência técnica de pás eólicas, somados à conhecimento em Manutenção Centrada em Confiabilidade, Produção Industrial, Controle da Qualidade, Gerenciamento de Processos, Auditor Líder: ISO 9001:2015/ISO 14001:2015/45001:2018(BUREAU VERITAS), Sistema de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente e Segurança Industrial, tendo conhecimento em MASP, Gestão de Projetos, SIPOC, Gerenciamento de Rotina, Diretrizes, PCM, TPM, SWOT, BSC, SIX SIGMA, Green Belt, MEG (Modelo de Excelência em Gestão), FMEA, FMECA, PNQ, PDCA, GWO, Auditor de Processos e Engenharia de Produtos(VDA 6.3 – German International Certification- IQA).

Forma de Pagamento

Matricula R$ 389,00

Descontos**
Aluno e Ex-aluno Unifor: 15%
Funcionários de empresas parceiras: até 20% (necessário consultar condições)

OBS1.: Imprima o boleto e apresente-o na Secretaria, para receber a autorização do desconto, e pagá-lo na Tesouraria da UNIFOR.

À VISTA, pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.

PARCELADO, em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.; imprima o boleto e apresente-o na Tesouraria da UNIFOR, para efetuar o parcelamento.

OBS2.: Informamos que, a Forma de Pagamento por Cartão de Crédito, parcelado ou não, está disponível na forma Online, no ato de sua Inscrição.

OBS3.: Informamos que, a Forma de Pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).

Certificado

Será conferido Certificado de Participação ao aluno que obtiver frequência igual ou superior a 85% da carga horária.