Objetivos do curso

Desenvolver um programa de formação e desenvolvimento pessoal, a fim de contribuir com a evolução de competências pessoais e sociais para melhor posicionamento e reconhecimento social acerca da qualificação do profissional da saúde.

Justificativa do curso

Ao se graduar, o profissional da saúde se depara com o grande desafio de se posicionar no mercado de trabalho, ou seja, de como apresentar seu negócio, vender e precificar seu serviço, fazer parcerias, se diferenciar, fidelizar o cliente e lidar com a concorrência, muitas vezes, desleal. 
Concorrência que muitas vezes desqualifica esses mesmos serviços a sociedade pelo fato de estarem atrelados ao preço reduzido. E comum ver nos relatos em grupos de aplicativos de mensagens instantâneas e em perfis de mídias sociais colegas de profissão que cobram 70% menos pelo mesmo serviço. 
Isso se torna perigoso porque vemos e ouvimos o relato de muitos desses profissionais que reduzem drasticamente o preço de seus serviços trabalharem duas, três vezes mais para compensar esse drástico barateamento, numa razão inversamente proporcional entre meta de faturamento e tempo dedicado, o que facilita o comprometimento de sua saúde física e mental e, consequentemente, impacta na satisfação e resolução dos problemas dos clientes.
Daí, surgem percepções e o sentimento de que a graduação não entrega o básico para um início de carreira, como o elencado no primeiro parágrafo. Como poucos profissionais saem da graduação com esse conhecimento teórico e mercadológico, a grande parte acaba percebendo somente nesse momento que é preciso muito mais do que as milhares de horas dedicadas no processo de obtenção do diploma de graduação.
Se faz primordial aprender diversas técnicas, fundamentadas em princípios, para obter um grande arsenal e poder tratar e reabilitar um paciente, treinar e desenvolver a fisiologia do cliente e promover bem-estar psicossocial, entendendo e vivenciando as dinâmicas de outras áreas do conhecimento como antropologia, sociologia, psicologia, inovação, marketing, empreendedorismo, técnicas de vendas e posicionamento em redes/mídias sociais, bem como a gestão e liderança. Todos esses elementos são transversais e de extrema necessidade ao complemento da formação dos profissionais da saúde.

Público-alvo

Acadêmicos dos cursos da área da saúde.

Informações para contato

Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada

  • E-mail de contato: educacaocontinuada@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3174
  • Endereço de contato: Bloco B, sala 08

MAIS INFORMAÇÕES

Detalhes do curso

  • Período: Novas datas serão indicadas em breve.
  • Carga horária: 16 h/a
  • Duração: 02 dias

Horários do curso

  • Modalidade: Presencial
  • Horário: 08h às 12h e 13h às 17h

Matrículas

  • Vagas: 30

Conteúdo Programático

Identificar as minhas características e habilidades é primordial para fomentar o caminho que desejo e ser diferente, uma vez que partimos do princípio que para realizar algo é preciso, primeiramente, saber quem eu sou com todas as minhas potencialidades e habilidades.

Ser autorresponsável tem a ver com autoconhecimento. Muitos profissionais não sabem o caminho a seguir por não saberem aonde querem chegar, por não se conhecerem e por não se responsabilizarem por suas decisões. O profissional responsável por suas escolhas, busca conhecimento em outras áreas, que vão possibilitar seu crescimento.

Baseado na metodologia DISC, fundamentado por William Marston, identificamos 4 tipos de perfis de comportamento e, uma vez que compreendemos que cada pessoa vai agir e se relacionar de acordo com seu estilo comportamental, podemos alinhar melhor a comunicação e torná-la mais assertiva, influenciando diretamente no resultado do atendimento e até na fidelização do cliente. A comunicação adequada interfere também no melhor relacionamento entre equipes de trabalho gerando melhor produtividade.

Dizem que quem empreende no Brasil consegue empreender em qualquer lugar do mundo. Sabe por quê?
Nossa cultura é muito plural e cada cliente é um universo particular e que demanda atenção específica. Nesse módulo o aluno compreenderá como identificar seu público-alvo, como produzir um marketing de diferenciação, como fazer parcerias, investir e como criar um relacionamento duradouro com seu cliente.

“Nem todo líder é chefe, mas todo chefe é líder. ” Existem diversas formas de liderar. Algumas com foco nos resultados, outras direcionadas aos relacionamentos. Para cada ambiente, equipe, momento e cliente há uma forma adequada de liderar e uma vez que se identifica esses tipos de lideranças, a forma de empreender se torna mais clara.

Existem técnicas de vendas que podem ajudar a fechar um atendimento, a vender um serviço ou produto, bem como ferramentas/habilidades que podem identificar um bom parceiro de negócios.

Estamos na era da informação rápida e dispomos de redes sociais que podem contribuir para divulgar nosso trabalho, mas é preciso saber a forma certa e vamos aprender na prática como fazer isso.

Até aqui já construímos uma base para ter conhecimento do caminho que se quer percorrer, mas é necessário planejamento concreto. Um mapa de ações direcionadas para alcançar esse objetivo será realizado individualmente e com ajuda de outros colegas.

Trata-se da continuidade do treinamento através de tarefas a serem realizadas nas semanas seguintes, como filmes e a leitura de livros, que tenham relações com os temas abordados e possibilitem descobertas significativas, colocando em prática os novos conhecimentos e cumprindo o objetivo do curso.

Emanuela Lima Bezerra

Emanuela Lima Bezerra é fisioterapeuta, graduada pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, especialista em Osteopatia e com formação em Pilates Clínico, além de formações complementares que a fazem ser conhecida e reconhecida pela sua versatilidade e que adapta o tratamento a todos os pacientes, independente de condição.
Conta com larga experiência na fisioterapia esportiva, atendimentos domiciliares com fisioterapia e Pilates, além de ministrar disciplinas em cursos de extensão, graduação e pós-graduação nos cursos superiores de fisioterapia e educação física.
Toda essa jornada a fez ser procurada por acadêmicos e profissionais de diversas áreas da saúde, o que a motivou a criar o MCaFisio (Mapeamento de Carreira para Fisioterapeutas), um curso on-line com 20 horas de duração, contando com conteúdos adequados às necessidades dos egressos das IES e que mostra um lado inexplorado de mercado, que potencializa a conquista de espaços, amplia o reconhecimento e alavanca os ganhos financeiros, contribuindo com a qualidade de vida e bem-estar de pacientes e sociedade.
Como palestrante, os relatos de suas experiências inspiram pessoas a serem a melhor versão delas, através de um diálogo crítico-reflexivo e que sempre geram longas conversas ao final de cada apresentação, mostrando o quão significativo esse momento se torna.

Forma de Pagamento

Matrícula: R$ 335,00

OBS1.: Imprima o boleto e apresente-o na Secretaria, para receber a autorização do desconto, e pagá-lo na Tesouraria da UNIFOR.

À VISTA, pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.

PARCELADO, em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.; imprima o boleto e apresente-o na Tesouraria da UNIFOR, para efetuar o parcelamento.

OBS2.: Informamos que, a Forma de Pagamento por Cartão de Crédito, parcelado ou não, está disponível na forma Online, no ato de sua Inscrição.

OBS3.: Informamos que, a Forma de Pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).

Termos de cancelamento e Reembolso

O aluno poderá solicitar cancelamento da matrícula através do e-mail educacaocontinuada@unifor.br. Sendo o cancelamento solicitado até 1 dia antes da data de início do curso, haverá a devolução de 95% do valor pago. Após a data de início do curso, não haverá devolução do valor investido. O aluno poderá requerer transferência do valor do crédito para outro curso, sem a cobrança de multa. Caso a instituição cancele a oferta do curso, os valores serão restituídos integralmente. O reembolso será efetuado na conta bancária indicada pelo aluno ou estornado no cartão de crédito.

Certificado

Será conferido Certificado de Participação ao aluno que obtiver frequência igual ou superior a 85% da carga horária.