Objetivos
- Conhecer Processos Criativos presentes na Cultura de Pernambuco.
- Vivenciar ateliês de arte e dialogar com artistas locais.
- Atuar em oficinas para experimentação artística.
- Experienciar a arquitetura e o urbanismo da região.
- Visitar museus e espaços culturais.
- Participar de palestras formativas sobre o Processo Criativo.
Público-Alvo
Profissionais das mais diversas áreas, interessados no estudo dos Processos Criativos.
Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada
educacaocontinuada@unifor.br
3477.3174
MAIS INFORMAÇÕES
Detalhes do curso
- Período: 25 a 28 de junho de 2025
- Carga horária: 24h/aula
- Duração: 04 dias
Horários do curso
- Modalidade: Presencial
- Horário: 8h às 17h
Matrículas
Vagas: 15
(25/06)
Manhã:
08:00h – Início das atividades
09:00h as 10:30h – Discussão e explicação sobre o processo criativo presente em obras e arquitetura dos locais:
• Convento de São Francisco em Olinda.
• Sé de Olinda, São Salvador do Mundo.
• Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Antiga Câmara)
10:30h as 12:30h – Diálogo e apresentação das obras do artista Di Farias.
• Ateliê Di Farias - Ladeira Misericórdia, 155
12:30h – Almoço
Tarde:
14:30h – Vivência na exposição – Uma Geografia Visceral Nordestina
• Casa Estação da Luz (Alceu Valença)
16:30h - Diálogo e apresentação das obras do artista Vilanova
• Ateliê Vilanova – Rua do Amparo, 224
• Igreja do Carmo (orto) e Mosteiro de São Bento
(26/06)
Manhã
08:00h e 10:30h – Oficina Francisco Brennand.
• Oficina Francisco Brennand.
11:30h – Almoço
Tarde
13:30h e 15:00h – Visita do Instituto Ricardo Brennand.
16:00h - Livre
17:00h – Encerramento no Restaurante Leite (sugestão).
(27/06)
Manhã:
-UFPE
08:00h – UFPE – Palestras e Oficinas.
12:00h – Almoço
Tarde
14:00h – UFPE – Palestras e Oficinas.
(28/06)
Manhã
08:00h – Discussão e explicação sobre o processo criativo presente em obras e arquitetura dos locais:
• Praça do Marco Zero e Rua do Bom Jesus.
10:00h - Diálogo sobre a cultura de construção de Bonecos de Recife
• Embaixada dos Bonecos de Recife.
10:30h – Centro Cultural Cais do Sertão.
11:30h – Vivência da dança do Frevo patrimônio imaterial da humanidade
• Paço do Frevo.
12:30h - Almoço
14:30h - Experiência estética, Oficina no Museu de Arte Popular.
16:00h – Concatedral de São Pedro dos Clérigos.
Jacqueline Holanda Tomaz de Oliveira
Possui Mestrado Acadêmico em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, Pós-graduação em Metodologia do Ensino da Arte, também pela UECE, graduação em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Foi bolsista CAPES. Tem experiência na área de Arquitetura, Urbanismo, Artes, Patrimônio Cultural e Educação. Curso de Museologia pela Universidade de Lisboa. Experiência técnica na elaboração e coordenação de Planos de Habitação de Interesse Social - PLHIS. Trabalhou como orientadora de monografias para pós-graduação em Gestão Pública Municipal, EAD na Universidade Estadual do Ceará - UECE e Universidade Aberta do Brasil - UAB. Atualmente é professora do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e da Pós-graduação na Especialização em Arte Terapia e Arte-Educação, ambos na Universidade de Fortaleza-UNIFOR. É membro fundadora e atual presidente da Academia Cearense de Artes.
Forma de Pagamento
Matrícula de R$ 1.099,00
À VISTA: pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.
PARCELADO: em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.
Informamos que a forma de pagamento por cartão de crédito - parcelado ou não - está disponível na forma Online, no ato se sua Inscrição.
Obs: Informamos que as passagens e reservas de hotel devem ser realizadas somente após a confirmação da turma.
Termos de cancelamento e Reembolso
O aluno poderá solicitar cancelamento da matrícula através do e-mail educacaocontinuada@unifor.br. Sendo o cancelamento solicitado até 1 dia antes da data de início do curso, haverá a devolução de 95% do valor pago. Após a data de início do curso, não haverá devolução do valor investido. O aluno poderá requerer transferência do valor do crédito para outro curso, sem a cobrança de multa. Caso a instituição cancele a oferta do curso, os valores serão restituídos integralmente. O reembolso será efetuado na conta bancária indicada pelo aluno ou estornado no cartão de crédito.