“A Arte da Guerra” e os ensinamentos de liderança para o seu negócio

O livro “A Arte da Guerra” foi um livro escrito por Sun Tzu em torno de 500 a.C. e possui ao todo 13 capítulos. Escrito em tempos longínquos, ainda hoje traz ensinamentos sobre como um líder deve liderar seus subordinados e como agir em determinadas situações para ter sucesso.

Abaixo foram retirados trechos e adaptados para o contexto da liderança atual, um ensinamento de cada um dos 13 capítulos que podem ser utilizados por aqueles que almejam não só ocupar cargos de liderança, como manter-se nos mesmos.

  1. O líder sábio deve criar situações que lhe sejam favoráveis. Isso significa tirar partido do campo, do tempo e das vantagens que apareçam.
     
  2. O mais importante em um desafio a ser atingido é o sucesso e não a persistência. Nunca se prolongue. O líder que compreende o desafio é o líder ideal para seus liderados e sua organização. 
     
  3. Existem três maneiras pelas quais um líder pode levar seus liderados e sua organização ao desastre:
     
    1. Quando ordena que seus liderados tomem atitudes no momento de manter a calma e observar, ou quando ordena que mantenham a calma e observem no momento de agir.
       
    2. Quando ignora assuntos relevantes da organização, mas interfere neles, perturbando seu desenrolar.
       
    3. Quando se intromete na hierarquia da organização, ignorando seus problemas e instaurando a incerteza entre os liderados e outros líderes de hierarquias inferiores. 
       
  4. Prever a vitória quando qualquer um pode conhecer não constitui uma verdadeira habilidade de um líder. Muitos elogiam qualquer vitória obtida, mas esta não é boa. O que todo mundo conhece não se chama sabedoria.
     
  5. Liderar sobre muitos é o mesmo que liderar sobre poucos: é uma questão de organização.
     
  6. A água não tem forma constante, e seus liderados também não devem ter; por essas razões, pode-se dizer que quem alcança a vitória se adaptando às circunstâncias é alguém genial. 
     
  7. Um bom líder utiliza a ordem para enfrentar a desordem, utiliza a calma para enfrentar os agitados. Isso é o controle do coração.
     
  8. Um líder sábio pondera, pesa o que há de favorável, de desfavorável, e decide o que é mais acertado. Ao levar em conta o que é favorável, torna um plano executável; ao levar em conta o que é desfavorável, soluciona as dificuldades.
     
  9. Quando há inquietação entre os liderados, o líder já perdeu sua autoridade.
     
  10. Um bom líder atua sem desejar glória, e aceita a derrota sem temer os castigos. Seu desejo é obter sucesso para sua equipe e sua organização.
     
  11. Quando se faz a pergunta: “Um concorrente forte, poderoso e bem organizado está para tentar obter vantagem sobre mim. O que devo fazer?”, a resposta é: “Esconda o que eles desejam e então negocie”.
     
  12. Um chefe deve ser sábio e prudente, um bom líder deve ser ponderado. Assim a organização ficará segura e os liderados se manterão firmes.
     
  13. Somente um líder sábio e habilidoso é capaz de utilizar pessoas inteligentes e empregá-las, garantindo assim a realização de grandes feitos. 

Com uma leitura atenta, o livro “A Arte da Guerra” de Sun Tzu pode ser uma ferramenta valiosa tanto para o crescimento pessoal como profissional de um indivíduo, ou até mesmo para o próprio crescimento de uma organização, orientando como agir em situações conflituosas, como manter a liderança e como tomar decisões corretas.

Os trechos apresentados neste blog foram adaptados com foco na liderança, porém o livro fornece ao leitor um número muito maior de formas de compreender o que está escrito e interpretá-lo para contextos atuais, aumentando suas chances de altas performances na liderança.

Autor: Pedro Paulo Prado, estagiário do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES), sob orientação da professora do curso de Administração Hercília Correia.