3 passos para identificar as reais necessidades dos seus clientes

O empreendedor muitas vezes está cercado de informações sobre seu grupo de clientes, porém, essas informações precisam ser utilizadas de forma estratégica, tanto no sentido de manter um bom relacionamento com eles - de forma duradoura - quanto no sentido de conquistar novos clientes. Para tal, a pesquisa é um passo fundamental no processo de conhecer seu público-alvo; mas nem sempre se sabe ao certo quem observar, de forma que o tempo seja otimizado e você alcance os seus objetivos.

A chave consiste na segmentação. Para conseguir segmentar, é interessante que você observe o comportamento do seu possível grupo de clientes, a fim de entender o que eles realmente fazem (e muitas vezes não dizem). Por meio da observação atenta, é possível desenvolver soluções inovadoras e que de fato engajem os clientes.

Procure entender o que você acha que as pessoas estão fazendo, e por que, onde, com que frequência e quando as pessoas estão realizando certo comportamento. Assim, ficará mais claro o processo até mesmo de criação de produtos e serviços voltados ao público “certo”. Esse aspecto ajuda também na comunicação com seu cliente, por meio da criação de conteúdos das redes sociais e de estratégias de fidelização.
 
Em resumo, leve em consideração os seguintes pontos na hora de identificar o que o seu cliente precisa:

  • Procure observá-los para entender como eles se comportam e o que você poderá extrair de informações que será utilizado no seu produto/serviço;
  • Se comunique com seu cliente, criando conteúdos direcionados a ele;
  • Crie laços de relacionamento com seu segmento, a fim de fidelizá-los.

Os desafios dos empreendedores são reais e constantes, mas entendemos que quando se sabe exatamente o que o seu segmento de clientes necessita, você aumenta a chance de êxito do seu negócio.

*Artigo de Renata Torquato, professora de Empreendedorismo do curso de Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza.