4 dicas para usar análise de dados em qualquer empresa

Os dados são uma parte importante de um negócio. Decodificá-los em informações para a tomada de decisão é o desafio que toda empresa tem. Mas como utilizar os dados gerados no dia a dia de uma empresa de forma prática, gerando informação útil para tomada de decisão? Aqui vão quatro dicas que podem ser implementadas em qualquer empresa, independente do seu tamanho:

  1. Conheça os dados armazenados pelo seu sistema de gestão. Informações como o valor de uma compra, horário ou o vendedor responsável por uma venda, podem ser reveladoras e ajudar a melhorar sua estratégia de forma inequívoca.
     
  2. Comece do básico, mas comece. Analisar dados e usá-los para gerar informações úteis pode envolver metodologias e técnicas sofisticadas, mas muitas vezes uma análise simples pode ser de grande relevância para sua empresa.

    + Aprenda a interpretar dados valiosos: MBA em Ciência de Dados
     
  3. Não ignore as redes sociais como fonte de dados de mercado. Além de ajudar a divulgar sua marca, as redes sociais podem ser muito úteis para compreender a percepção do seu consumidor com relação à sua marca e seus concorrentes. 
     
  4. Por fim, use sua experiência acumulada da forma adequada para fazer às perguntas certas. Mais difícil do que responder, pode ser saber o que perguntar para os dados. Conhecimento acumulado de um setor não vai necessariamente deixar sua empresa mais precisa ou analítica por si só. É preciso usar a experiência para avaliar o que deve ser analisado, estabelecendo prioridades.

Delano Lima, professor dos cursos de Jornalismo, Administração e Marketing. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Comunicação Empresarial - NEPCE.