4 habilidades para você desenvolver e se destacar no mercado de trabalho

Concorrência acirrada, períodos de retração econômica e reestruturação das empresas que implicam em cortes e demissões, processo de automação e robotização que faz desaparecer postos de trabalho e cada vez mais pressão para se estabelecer e manter vantagens competitivas.

Essas são algumas das características do nosso tempo que se apresenta de forma dúbia com desafios e oportunidades para quem consegue aproveitá-las. Uma forma de se preparar para aproveitar as oportunidades desse mundo complexo, ambíguo volátil é desenvolver competências e habilidades para se diferenciar no meio da multidão. 

Aqui listamos 4 habilidades essenciais para quem quer sobreviver no atual mercado de trabalho:

  1. Criatividade e capacidade de materializar ideias em negócios inovadores.
    Não basta ter muitas ideias se você não consegue coloca-las em prática. Para que isto aconteça, é necessário que a criatividade seja estimulada e exercitada com a prática, a fim de se desenvolver soluções, protótipos, testes, ajustes e validações com os clientes. 
     
  2. Pensamento analítico e inovador
    Pautar as ideias em tendências e dados de mercado para gerar diferencias claros para seus clientes e essencial para se construir soluções inovadoras e centradas no cliente.
     
  3. Resolução de problemas complexos
    Problemas complexos pedem repertório de vivencias e de conteúdos que são adquiridos com o tempo. A palavra de ordem aqui é repertório. Quanto mais caminhos e experiências se adquire mais preparado você estará para trazer soluções para problemas complexos.
     
  4. Liderança
    É a capacidade de influenciar, inspirar e conduzir pessoas, utilizando os pilares da colaboração, empatia na busca de soluções inovadoras.
     

Professor Rogério Nicolau. Coordenador do Escritório de Gestão Empreendedorismo e Sustentabilidade