4 vantagens para a formalização do seu negócio

No Brasil, o trabalho informal acaba fazendo parte da realidade de alguns brasileiros, apesar de trazer diversos prejuízos. Com isso, fica mais difícil comprovar a atividade econômica e a renda para ter acesso a crédito e outras facilidades, além do trabalhador estar descumprindo a legislação, cometendo infrações fiscais, dentre outras.

Dessa forma, podemos dizer que um dos benefícios do CNPJ é garantir que a sua atividade está regularizada, atendendo às leis e regulamentos municipais, estaduais e federais. Certamente, isso trará mais segurança e oportunidades para o desempenho da sua atividade.

A seguir, confira as 4 principais vantagens de formalizar o seu negócio através da constituição do CNPJ:

1. Possuindo um CNPJ, é possível abrir uma conta bancária

O empresário que se formaliza consegue abrir uma conta jurídica para a sua empresa, o que traz uma série de benefícios. Com a conta PJ, fica mais fácil separar o orçamento da pessoa física do orçamento do negócio, facilitando não apenas a gestão financeira, como também o controle fiscal.

2. Pode emitir nota fiscal

Os negócios informais não conseguem emitir nota fiscal e ficam em situação irregular com a Receita Federal – já que é por meio da nota que o governo recolhe impostos. A nota fiscal funciona como uma garantia do produto e é usada para trocas, pedidos de devolução e reclamações junto aos órgãos de defesa do consumidor. O estabelecimento que não emite nota perde vendas e fica com a imagem prejudica diante dos clientes.

3. Empresas têm acesso a créditos

Apenas empresas formalizadas - que têm um negócio regular, com CNPJ - podem tomar empréstimos e fazer financiamentos que são específicos para pessoas jurídicas. Muitas vezes, as instituições de crédito dão condições especiais para os donos do próprio negócio, com juros baixos e prazo maior para pagamento. Dois bons exemplos são as linhas de crédito do Sebrae, para MEIs, e os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) para brasileiros que querem investir em suas empresas.

4. Ampliação da capacidade de negócios

As empresas que não têm CNPJ não conseguem emitir notas fiscais e, por consequência, não podem vender ou prestar serviços para outras empresas ou para o governo. Já com o CNPJ, ela pode prestar serviço ou vender para qualquer tipo de cliente.

Por Alessandra Varela Ponte, mestre em Administração e Controladoria, professora do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Fortaleza.