5 características que todo empreendedor deve ter se quiser ser bem-sucedido

Realmente existem características que todo empreendedor deve ter se quiser ser bem-sucedido. Neste, texto destacam-se 5 características: 

  • Autoconfiança
  • Propensão ao risco
  • Criatividade
  • Capacidade de trabalhar em equipe

Se quiser ser bem-sucedido, o empreendedor precisa acreditar em sim mesmo. Isso significa ter a convicção plena que consegue completar o que começou ou resolver um problema. Lembre-se que o empreendimento de sucesso começa pela boa definição da dor do provável cliente. Identificando a dor você tem que se sentir pronto para entregar a melhor solução.

A segunda característica para ter sucesso em negócios é a propensão ao risco. Entenda-se que se o empreendedor, para atingir seu objetivo, identificar uma solução que não incorra em risco deve sempre seguir por esse caminho. Entretanto, para mudar de patamar, precisa identificar os riscos, mitigá-los para obter ganhos extraordinários.

Nesse ponto, necessitará dedicar o máximo de tempo para uma nova empresa. Tentar reduzir risco mantendo um emprego paralelo enquanto empreende é uma tática invariavelmente infrutífera. Então, mergulhe profundamente, mas não de cabeça, com seu produto ou serviço para torná-lo campeão de vendas.

O terceiro item da lista é a criatividade. Ser criativo é a capacidade de pensar em soluções diferentes mesmo que o problema já tenha uma solução pronta. Essa característica se aprende facilmente a partir de algo que se chama repertório. E isso se consegue por intermédio da leitura, conversa com amigos, cursos, faculdades e qualquer coisa que lhe permita aprender.

E para atingir o sucesso no empreendedorismo digital ou físico a quarta aptidão necessária é a capacidade de trabalhar em equipe. Exatamente, mesmo as empresas individuais carecem de relacionamento seja com fornecedores ou até clientes de forma que o empresário nunca estará só. Sem medo de errar: não se deve iniciar uma firma sozinho.

O quinto e último talento é a constante inquietação por respostas. A curiosidade que o(a) deixou incomodado(a) por na lista de 5 características que todo empreendedor deve ter se quiser ser bem-sucedido só terem sido listadas 4. Esse incômodo já o deixa na frente em qualquer ranking de empreendedorismo do Brasil. Questione! Busque respostas! Aprenda! Não se contente com listas prontas! Acredite em você! Empreenda!

Professor Josimar S. Costa, coordenador dos cursos de Administração e Comércio Exterior da Universidade de Fortaleza.