5 Dicas de como ter vantagens sobre a concorrência para micro e pequenos empreendedores

A concorrência de mercado sempre foi algo que tanto inspira quanto preocupa, acompanhar de perto as mudanças e as atividades que seus concorrentes realizam, é fundamental para manter seu negócio em uma boa posição e não ficar para trás de boas oportunidades de inovar e fortalecer sua marca. Aqui vão 5 dicas compartilhadas pelo Prof. Luiz Garcia, para ter vantagens sobre sua concorrência; 

  • Tire o “umbigo” do balcão:
    No cenário físico e/ou digital seja objetivo e faça uma análise do porque alguém se interessaria pelo seu estabelecimento (por meio da fachada da loja, do nome, pela vitrine, pelo site, pelo e commerce);
     
  • Olhe pro “umbigo” do concorrente:
    Observe e entenda os seus concorrentes e não concorrentes, veja pela perspectiva do consumidor para entender quais os fatores que fazem concorrentes inferiores, iguais ou superiores;
     
  • Coloque o “umbigo” no balcão, pelo lado do cliente:
    Verifique como funciona o atendimento da sua empresa, a automação de etapas de atendimento ao cliente pode fazer com que este migre para a concorrência, aposte em etapas singulares para cada atendimento;
     
  • Recoloque o “umbigo” no balcão:
    Altere suas táticas, melhore suas estratégias de marketing e desenvolva sua comunicação com um foco em um atendimento singular;
     
  • Fixe no “umbigo” do cliente:
    Aprenda a analisar as necessidades do público, do mercado  e ofereça a melhor experiência para seus clientes;

Os empreendedores devem ter bastante atenção, pois (segundo autor) “os umbigos estão mudando radicalmente”, ou seja, acompanhar de perto e sempre que possível.

Este texto foi resultado do projeto Fazendo Acontecer, uma Live, no dia 19 de maio de 2021, com o convidado Prof. Luiz Garcia.

Sobre o convidado

Luiz Fernando Dabul Garcia é publicitário pela FAAP, mestre em comunicação e práticas de consumo pela ESPM, nesta, onde atuou como diretor nacional na escola de comunicação. Atualmente exerce o cargo de Chefe de marketing da ITEDUC - Instituto de Tecnologia e Educação. 

Confira a live na íntegra