5 Dicas para empreender na moda

O setor da moda no Brasil é o segundo maior gerador do primeiro emprego, totalizando 1,479 milhão de empregados diretos e 8 milhões de indiretos. No consumo, o varejo de vestuário no país somou R$ 231,3 bilhões no ano, enquanto o de calçados soma R$ 55,4 bilhões (ABIT,2020).

Neste cenário, destaca-se como relevante polo de moda a cidade de Fortaleza, que tem sido palco para muitos empreendedores. No entanto, mesmo diante de tantas oportunidades, é preciso seguir algumas dicas, para enfrentar a competitividade acirrada do mercado e trilhar um caminho de sucesso.

Desta forma, listaremos abaixo 5 dicas importantíssimas para quem quer empreender na moda:

1- Planeje o seu negócio
Antes de qualquer coisa, não deixe de planejar e estruturar seu plano de negócio, pois esta é a forma mais eficaz para minimizar os riscos e antever as adversidades e oportunidades da área. Seja criativo e inovador, pois sua marca pode e deve se destacar no segmento por investir em uma proposta de negócio diferenciada e única.

2- Defina seu segmento de atuação e pesquise o seu mercado e público.
A moda é versátil e propõe diversas oportunidades de atuação. No entanto, é preciso identificar e conhecer bem seu segmento. Historicamente, o estado já é referência na moda praia e moda íntima, mas também é notório a expansão do segmento de moda fitness e plus size.

3- Estruture o seu mix de produto
Defina os produtos que o seu negócio contemplará. Inicialmente, o recomendado é investir em um mix mais reduzido e, com o tempo, ir ampliando a variedade de peças ofertadas pela marca. Com cautela, identifique quais produtos são mais vendáveis no seu negócio e invista neles.

4- Conheça seus fornecedores
Manter um bom relacionamento com os fornecedores do seu negócio é fundamental! Não hesite em pedir indicações e pesquisar sempre o melhor custo-benefício. Atente-se também para as formas de pagamento oferecidas, pois no início isso fará total diferença no seu fluxo de caixa. Uma outra alternativa é unir-se com outras pequenas empresas e tentar barganhar melhores oportunidades no ato da compra. Acredite: a união faz a força!

5- Invista no digital
A internet propõe infinitas possibilidades para os negócios de moda e investir nela pode trazer grandes resultados para quem está começando a empreender e precisa diminuir os custos fixos iniciais. Além disso, as redes sociais funcionam como uma vitrine sem barreira e disponível 24 horas por dia para exibição e venda dos seus produtos.

Professora Priscila Medeiros, doutoranda em Ciências da Cultura pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD); professora e coordenadora do curso de design de moda da Universidade de Fortaleza (UNIFOR)