5 tendências de negócios para você empreender em 2022
2022 chegou trazendo mudanças significativas no mercado, e as tendências de negócios precisam acompanhar essas mudanças, se adaptando às demandas dos consumidores na criação de novos produtos e serviços. Vimos no ano de 2021 algumas tendências se consolidarem, como a gestão inteligente das marcas, a integração entre o mundo digital e o físico, a priorização do autocuidado, o bem-estar e saúde de forma geral, o aumento de experiências oferecidas aos clientes, a maturidade do e-commerce, que requer um posicionamento digital das empresas cada vez mais presente, modelos mais flexíveis de gestão, como a consolidação do home office e um marketing digital mais sólido, por meio da criação de conteúdo. Essas tendências já são uma realidade e foram aceleradas desde o início da pandemia do coronavírus, em 2020.
Em 2022 essas tendências continuam em alta, porém, novos elementos foram adicionados, devido às novas demandas do mercado. O empreendedorismo segue a todo vapor, acompanhado de uma expectativa real de recuperação econômica. Sabe-se que a transformação digital mudou a realidade entre marca e consumidor, e dentro desse contexto novas soluções estão surgindo a fim de atender à sociedade, as quais conheceremos a seguir:
1. Segurança de dados
Este é um tema tão relevante que foi criada uma lei (LGPD) para proteger tanto o cliente quanto o prestador de serviço. A tecnologia em nuvem tem ganhado cada vez mais espaço neste cenário. A segurança de dados não será mais opcional, já que evitará danos irreparáveis.
2. Comodidade dos clientes
O fortalecimento do e-commerce e das redes sociais ganhou muita força nos últimos anos, o que tem feito com que novas plataformas surjam para auxiliar os vendedores, fazendo com que estes consigam comercializar seus produtos e serviços de forma descomplicada e integrada às redes.
Outro ponto importante é que as empresas cada vez mais tem a necessidade de atender seu mercado de forma personalizada, priorizando as dores dos seus clientes, e assim geram uma conexão mais sólida e assertiva. Um dos negócios que “pegou carona” nessa tendência foi o setor de logística, no qual as transportadoras e plataformas estão cada vez mais ágeis e especializadas nas entregas, agregando um maior valor aos negócios.
3. Preocupação com ESG
A agenda da ESG (a qual aborda questões ambientais, sociais e de governança) está cada vez mais presente na realidade dos pequenos e médios negócios, e não somente dos grandes. Diferentes tecnologias estão sendo desenvolvidas para atender à preocupação com redução ou compensação da pegada de carbono, por exemplo.
4. Saúde mental em alta
O isolamento social contribuiu para que as pessoas ficassem com sua saúde mental comprometida, e neste cenário, surgiram e continuam surgindo negócios a fim de atender estas questões. A busca por lideranças empáticas e qualidade de vida no trabalho já são realidade. A diferença agora é que esta preocupação estará mais estruturada, por meio de plataformas que ajudam no sentido de melhorar a saúde mental das pessoas, bem como as comunidades que estão surgindo para apoiar a sociedade.
5. Negócios EAD
O fortalecimento do EAD (ensino a distância) é um forte reflexo que a pandemia trouxe, e deve se prolongar por um bom tempo. A procura por cursos online tem aumentado bastante, o que tem relação com o novo estilo de vida de muitas pessoas, visto que este modelo favorece a conveniência e conforto, que são aspectos valorizados por muitos.
Renata Torquato, professora da área de empreendedorismo dos cursos de gestão da Unifor e Mestra em Administração de Empresas.
Conteúdo produzido pelo Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES).