5 tendências de negócios para você empreender em 2022

2022 chegou trazendo mudanças significativas no mercado, e as  tendências de negócios precisam acompanhar essas mudanças, se adaptando  às demandas dos consumidores na criação de novos produtos e serviços. Vimos  no ano de 2021 algumas tendências se consolidarem, como a gestão inteligente  das marcas, a integração entre o mundo digital e o físico, a priorização do  autocuidado, o bem-estar e saúde de forma geral, o aumento de experiências  oferecidas aos clientes, a maturidade do e-commerce, que requer um  posicionamento digital das empresas cada vez mais presente, modelos mais  flexíveis de gestão, como a consolidação do home office e um marketing digital  mais sólido, por meio da criação de conteúdo. Essas tendências já são uma  realidade e foram aceleradas desde o início da pandemia do coronavírus, em  2020.

Em 2022 essas tendências continuam em alta, porém, novos elementos  foram adicionados, devido às novas demandas do mercado. O empreendedorismo segue a todo vapor, acompanhado de uma expectativa real  de recuperação econômica. Sabe-se que a transformação digital mudou a  realidade entre marca e consumidor, e dentro desse contexto novas soluções  estão surgindo a fim de atender à sociedade, as quais conheceremos a seguir:

1. Segurança de dados

Este é um tema tão relevante que foi criada uma lei (LGPD) para proteger  tanto o cliente quanto o prestador de serviço. A tecnologia em nuvem tem  ganhado cada vez mais espaço neste cenário. A segurança de dados não  será mais opcional, já que evitará danos irreparáveis.

2. Comodidade dos clientes

O fortalecimento do e-commerce e das redes sociais ganhou muita força  nos últimos anos, o que tem feito com que novas plataformas surjam para  auxiliar os vendedores, fazendo com que estes consigam comercializar  seus produtos e serviços de forma descomplicada e integrada às redes.

Outro ponto importante é que as empresas cada vez mais tem a  necessidade de atender seu mercado de forma personalizada, priorizando  as dores dos seus clientes, e assim geram uma conexão mais sólida e  assertiva. Um dos negócios que “pegou carona” nessa tendência foi o  setor de logística, no qual as transportadoras e plataformas estão cada  vez mais ágeis e especializadas nas entregas, agregando um maior valor  aos negócios.

3. Preocupação com ESG

A agenda da ESG (a qual aborda questões ambientais, sociais e de  governança) está cada vez mais presente na realidade dos pequenos e  médios negócios, e não somente dos grandes. Diferentes tecnologias  estão sendo desenvolvidas para atender à preocupação com redução ou  compensação da pegada de carbono, por exemplo.

4. Saúde mental em alta

O isolamento social contribuiu para que as pessoas ficassem com sua  saúde mental comprometida, e neste cenário, surgiram e continuam  surgindo negócios a fim de atender estas questões. A busca por  lideranças empáticas e qualidade de vida no trabalho já são realidade. A  diferença agora é que esta preocupação estará mais estruturada, por  meio de plataformas que ajudam no sentido de melhorar a saúde mental  das pessoas, bem como as comunidades que estão surgindo para apoiar a sociedade.

5. Negócios EAD

O fortalecimento do EAD (ensino a distância) é um forte reflexo que a  pandemia trouxe, e deve se prolongar por um bom tempo. A procura por  cursos online tem aumentado bastante, o que tem relação com o novo  estilo de vida de muitas pessoas, visto que este modelo favorece a  conveniência e conforto, que são aspectos valorizados por muitos.

Renata Torquato, professora da área de empreendedorismo dos cursos de gestão da Unifor e Mestra em Administração de Empresas.

Conteúdo produzido pelo Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES)