9 elementos para estruturar o seu modelo de negócio

Empreender no atual cenário, complexo, volátil e ambíguo, exige criatividade, dedicação e, sobretudo, adaptação. O mundo pós-Covid 19 apresenta regras claras de sobrevivência para quem quer iniciar ou manter um negócio. As rápidas transformações na forma de consumir produtos e serviços durante a pandemia apresentou um cenário extremamente desafiador para os empreendedores, exigindo criatividade, eficiência na tomada de decisão e liderança ao conduzir os negócios.

Para muitos, esse cenário desafiador se apresentou como ameaça, e para outros, como oportunidade. O modelo de negócios representa uma das formas do empreendedor visualizar os principais elementos envolvidos na sua ideia, os quais veremos a seguir.

Que elementos compõem um modelo de negócio?

1) Proposta de valor - aqui estão todos os elementos que se configuram como importantes para a validação dos segmentos de clientes. Esses elementos podem ser: inovação, preço, design, usabilidade, dentre outros. Vale destacar que é o cliente quem valida a proposta de valor do seu negócio. Portanto, é fundamental que a proposta de valor esteja em sintonia com os anseios e necessidades dos clientes.

2) Segmentos de clientes - é o público pelo qual o empreendedor cria a proposta de valor. São os clientes que validam sua ideia, uma proposta de valor desalinhada dos critérios que eles julgam importantes acaba por não ter adesão. Portanto, é fundamental o empreendedor estudar os seus clientes, entendendo que atributos eles valorizam (aspectos funcionais, emocionais, pessoais).

3) Canais - são todos os elementos que ajudam os clientes a conhecer a proposta de valor, ajudar no processo de compra, vender, distribuir e prestar pós-venda. Cabe ao empreendedor identificar, de acordo com seus clientes, quais são os canais mais eficazes para atender aos anseios destes.

4) Relacionamento com o cliente - toda empresa precisa identificar as ações de relacionamento com o cliente. Isto se dá especialmente pela acirrada concorrência, pela necessidade de fidelização dos clientes e pela busca de aquisição de novos clientes.

5) Fontes de receitas - são as formas como os recursos financeiros entram na sua empresa. Existem diversas modalidades para isso acontecer: taxa de assinatura, taxa de uso, venda, leasing... Se o dinheiro não entrar, o empreendedor não conseguirá desenvolver seu negócio e entregar seu produto/serviço para seus clientes.

6) Atividades chaves - são todas as atividades ligadas para que eu entregue minha proposta de valor: produção, desenvolvimento do produto, distribuição etc.

7) Parcerias principais - são todas as parcerias que podem ser desenvolvidas para tornar o seu negócio viável, competitivo e ágil, como por exemplo, os fornecedores de matéria-prima.

8) Recursos chaves - são todos os recursos indispensáveis para o desenvolvimento da sua ideia: recursos humanos, tecnológicos, estruturais, dentre outros.

9) Custos - apurar os custos envolvidos é fundamental para se desenvolver um negócio pautado na realidade e não em expectativas irrealistas. O empreendedor precisa mapear os custos fixos e variáveis.

Depois de analisar os elementos que compõem o modelo de negócio, o empreendedor estará mais preparado para aprofundar alguns estudos: o plano de marketing, o plano operacional, o plano financeiro e de viabilidade do negócio. O que queremos destacar é que fundamentalmente o empreendedor precisará conciliar a emoção à razão, ou seja, o valor e a eficiência.

É importante destacar adicionalmente que quanto mais ele (o empreendedor) aprende fazendo, ou seja, escalando seu negócio, imobilizando menos dinheiro, simplificando a operação e ao mesmo tempo pautado na excelência, menos risco terá e maior a chance de assertividade na escolha do seu modelo de negócio.

Renata Torquato, Professora da área de empreendedorismo do curso de Administração da Unifor e Mestra em Administração de Empresas.

Conteúdo produzido pelo Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES).