A importância de cenários econômicos para o pequeno e médio empreendedor

Os cenários econômicos englobam a análise macroeconômica, onde é discutida a evolução dos principais indicadores econômicos que garantem a consistência do cenário e as projeções setoriais, ajudando no direcionamento e precisão do planejamento estratégico, que resultará na criação ou adaptação de novas estratégias ou planos de ação para minimizar os riscos e maximizar as oportunidades e as chances de sucesso da empresa.

Mediante a utilização de cenários para tomada de decisão, um exemplo muito interessante a ser citado é da Shell, petrolífera multinacional britânica, que desde o começo da década de 1970 usa cenários para permitir que gerações de líderes tomem as melhores decisões de negócios, considerando tendências a longo prazo em economia, oferta e demanda energética, mudanças geopolíticas e transformação social, bem como os fatores motivadores que levam a essas mudanças.

Mas nem só as grandes empresas, como a Shell, devem se utilizar de cenários a fim de minimizar seus riscos e maximizar suas chances de sucesso, pois vários indicadores que englobam a análise macroeconômica afetam o pequeno e médio empreendedor, como, por exemplo, a inflação, os níveis de preços, a taxa de crescimento, a renda nacional, o PIB e a variação nas taxas de desemprego.

Com base nessas informações, salientamos alguns pontos que são importantes, para você empreendedor analisar ao fazer a aplicação de cenários para alavancar as perspectivas do seu negócio:

  • Inflação: acompanhá-la nos permite saber se o juros têm maior probabilidade de aumentar ou diminuir.
     
  • Taxa de juros: é importante entendermos, uma vez que ela determina diversas variáveis que afetam diretamente o lado real da economia, ou seja, a produção.
     
  • Câmbio: é fundamental para determinar o custo das importações e exportações.
     
  • Produção industrial e o nível de emprego: acompanhá-los é primordial para entendermos se a economia apresenta potencial de crescimento.
     
  • Contas externas: mostram o saldo entre os dólares que entraram e os dólares que saíram do país.

Como observado durante a leitura do texto, a análise de cenários é de suma importância para a definição de estratégias e planejamentos de curto e longo prazo. Que tal começar a fazer análise de cenários na sua empresa?

Texto escrito por Edison Neto, estagiário do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES).