A importância do BSC

Em um mundo tão dinâmico e cada vez mais pluricultural, gerenciar um negócio tem se tornado cada dia mais desafiador, e não se engane, não existe fórmula mágica para o sucesso, mas existem inúmeras ferramentas e metodologias que são capazes de tornar o seu negócio mais eficiente e lhe auxiliar no caminho para sucesso, e uma delas é o Balanced Scorecard, também conhecido como BSC.

Traduzindo a sigla BSC para o português, significa “Indicadores Balanceados de Desempenho”, e é uma metodologia utilizada para facilitar a execução do planejamento estratégico, e permite avaliar e melhorar o desempenho da sua empresa.

As 4 perspectivas do BSC (Balanced Scorecard)

O BSC foi criado por Robert Kaplan e David Norton, e surgiu nos anos 1990. Naquela época, eles identificaram que guiar as empresas apenas por indicadores financeiros não as ajudava a se manter competitiva e inovadoras, por isso eles propuseram que os indicadores fossem analisados sob 4 perspectivas, são elas:

Perspectiva Financeira

Aqui analisamos os impactos que as decisões estratégicas trarão para a melhoria dos resultados financeiros. É preciso que a empresa tenha objetivos financeiros a longo prazo, conectando-os a um plano de ação que se ligue não só aos processos financeiros, mas também  aos clientes, aos processos internos, além dos colaboradores.

Perspectiva do Cliente

Essa perspectiva considera tanto a participação da empresa no mercado, quanto a satisfação dos clientes. Através dela fica claro quem são nossos clientes, suas expectativas e qual proposta de valor será entregue a eles.

Perspectiva de Processos Internos

Aqui identificamos os processos mais críticos para o negócio, os quais a empresa precisa alcançar excelência. Nesta perspectiva, devemos identificar e reconhecer os processos estratégicos da organização e perceber o que devemos mudar para que a estratégia seja consolidada.

Perspectiva de Aprendizado e Crescimento

Trata-se da habilidade de inovar e melhorar a capacidade da empresa, agregando valor, tanto interno quanto externo. Tem por objetivo trabalhar no aprendizado da empresa. Ela representa o conhecimento e a experiência necessários para que a sua empresa atinja suas metas e, assim, cresça cada vez mais. 

Vale reforçar que, para que todos os objetivos que foram listados até aqui sejam alcançados, precisamos de pessoas preparadas para o mercado e alinhadas à cultura da sua empresa.

E quais são as vantagens de utilizar o BSC?

Os principais benefícios do método são: visão simples e intuitiva do planejamento, aperfeiçoamento contínuo, integração entre indicadores tangíveis e intangíveis.

Dicas de como implementar o BSC

1. Crie um mapa estratégico: nele devem constar a missão e objetivos da sua empresa, de cada setor e os pontos de interseção entre as diferentes áreas.

2. Defina objetivos: para que seu negócio dê certo, é necessário ter objetivos claros e definidos.

3. Crie indicadores: é essencial ter indicadores de desempenho definidos, independente dos tipos de indicadores escolhidos para cada objetivo, é fundamental que eles sejam claros, mensuráveis e de fácil coleta.

4. Desenvolva as metas: traçar objetivos e deixá-los no papel não irão ajudar no seu planejamento, é muito importante que as metas sejam desenvolvidas por todos os profissionais envolvidos.

5. Consulte o seu cliente: depois de implementado o BSC, é hora de saber se ele também teve resultados externos. Faça uma pesquisa com os clientes para saber qual é o grau de satisfação com os serviços prestados.

Aplicar o Balanced Scorecard traz inúmeros benefícios. Para isso, é preciso respeitar os princípios e fundamentos do método, eles serão os responsáveis por garantir a eficácia das estratégias. Lembre-se da importância de mensurar os resultados, pois a melhoria deve ser sempre contínua.

Por Victor Cassemiro, texto orientado pela professora Renata Torquato, professora da área de empreendedorismo e inovação dos cursos de gestão da Unifor e Mestra em Administração de Empresas.