A importância do storytelling para a sua marca

O storytelling é uma estratégia/técnica do marketing digital de criar uma história relacionada a marca, onde tem o intuito de cativar seu público e garantir um grande engajamento e maior influência sobre a marca, além de conseguir transmitir sua essência, aprofundar o contato com o cliente e a entender melhor o seu conceito. 

Um dos pontos positivos quando a marca decide investir no storytelling é que ajuda a despertar uma emoção em seu público, a inspirar, impactar, motivar e criar um contato e conexão mais humana com seu público-alvo e aqueles que você almeja atingir. Quando a marca conta uma história cativante, assim mostrando toda a sua essência e autenticidade, ela facilmente cria um vínculo a mais com o seu cliente.

Mas você sabe os passos principais para criar um storytelling? 

  • Ter um enredo que transmita a essência da marca: construir uma boa história que está relacionada à marca e uma boa introdução é importante para prender a atenção do cliente;
     
  • Conhecer o seu público-alvo: é essencial que você conheça bem o seu público para saber o que os interessa e os que os inspira. Definir verdadeiramente seu público ajudará sua marca a criar uma conexão duradoura com seus clientes; 
     
  • Ter o objetivo claro da mensagem que deseja passar: aquilo que você almeja alcançar graças à narrativa;
     
  • Uma boa narrativa e história envolvente: uma história cativante é a ferramenta chave para marcar o cliente e sempre fazê-lo lembrar da marca.

Agora que você já sabe um pouco sobre o storytelling, que tal aplicá-lo na sua empresa? Já ajudamos com o primeiro passo, agora é com você!

Autora: Clara Almeida, estagiária do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) e aluna do curso de Publicidade e Propaganda.