Adaptação à pandemia: empresa do ramo gastronômico cria alternativas para seguir com os negócios

Diante da crise a qual o mundo inteiro está vivendo devido à pandemia, tanto as empresas de pequeno, quanto as de médio e grande porte precisaram inovar e se reinventar para continuar atuantes no mercado.

Os empreendedores tiveram de repensar os seus modelos de negócio e, dentro desse contexto, precisaram agir rapidamente a fim de buscar novas estratégias, seja na forma de disponibilizar seus produtos e serviços, seja na oferta do mix de produtos e serviços de acordo com a demanda atual, bem como na forma de manter uma comunicação eficiente com o cliente ou potencial cliente.

Com a empresa Pastel na Hora, que existe desde 1990, não foi diferente. Logo na primeira semana da decisão do governo de manter o isolamento social, era uma quinta-feira, tradicionalmente conhecida na cidade de Fortaleza como a “quinta do caranguejo”. O proprietário Ícaro Costa, aluno da disciplina de Empreendedorismo na Universidade de Fortaleza, se questionou qual seria o futuro da empresa.

Agindo rápido

A primeira atitude do comerciante, como ele prefere ser caracterizado, foi utilizar os conhecimentos adquiridos na disciplina e redesenhar o modelo do negócio. Devido à urgência do momento, ele sabia que tinha de agir rápido, porém, com planejamento e organização.

A empresa continuou a atender através do delivery e implementou o “to go”, modalidade em que o próprio cliente retira o produto na loja. A Pastel na Hora tem em seu propósito o atendimento de excelência aos clientes, e sempre prezaram pela segurança em todos os processos de fabricação e entrega dos produtos. Dessa forma, o empreendedor viu a necessidade de treinar os colaboradores, fornecer o uso de equipamentos de proteção individual, disponibilizar o álcool em gel, para uso dos colaboradores nas lojas e dos clientes, quando estes forem retirar o produto no estabelecimento.

Reinventando-se

A Pastel na Hora possui um aplicativo próprio de delivery que já tinha a possibilidade de fazer a retirada na loja, mas sentiram a necessidade de se reinventar no segmento do drive-thru.

Para isso, o empreendedor implementou o QR-Code das 4 lojas, para que quando o cliente chegasse ao estacionamento ou na frente do estabelecimento, ele fizesse a leitura do QR-Code a fim de realizar o pedido, evitando o contato direto com o colaborador. O contato seria apenas no momento da entrega do produto, já que o cliente faria o pedido por meio do celular, e efetuaria o pagamento online, para evitar o contato com a maquineta do cartão ou dinheiro.

Essa foi a forma encontrada pela empresa para se adaptar e continuar atendendo aos clientes de forma segura e eficiente.

Retomada presencial

A empresa está se preparando e se adequando para uma possível retomada, em breve, mesmo que de forma gradativa e restrita, na qual a jornada vai ser apenas diurna, com funcionamento das 9 às 16 h. Porém, neste primeiro momento, eles optaram em não realizar o atendimento ao público nas mesas, e irão aguardar a 3ª retomada para a abertura das lojas.

Ícaro diz que tradicionalmente seu negócio tem maior fluxo à noite, e ele prefere concentrar os esforços para operar no delivery, no “to go” e no drive-thru ou drive-code, mantendo seus clientes sempre satisfeitos.