Anywhere office: uma tendência que veio para ficar

Com a chegada da pandemia da Covid-19 (coronavírus), muitas empresas e negócios notavelmente se reinventaram e migraram seus veículos de comunicação interna para alternativas online, em virtude do isolamento social, criando a possibilidade de o colaborador exercer seu trabalho do conforto de sua casa, utilizando apenas conexão com a internet e um dispositivo, formando o chamado “Home Office”.

Um novo modelo

Entretanto, com o passar do tempo e ao longo do período de pandemia, muitos benefícios foram observados com esse modelo de trabalho, como flexibilidade, aumento da produtividade e economia de recursos para a empresa e colaborador, tornando esse método eficiente e eficaz para alcançar as metas do profissional e do negócio.

Uma pesquisa feita pela Salesforce, empresa americana de software on demand, em 7 de outubro de 2020, revelou que 52% dos profissionais entrevistados gostariam de manter o modelo de trabalho por terem mais liberdade e flexibilidade. Aliado a isso, a busca crescente pela liberdade financeira, temporal e geográfica, fez com que surgisse o “Anywhere Office”, um modelo semelhante ao anteriormente citado. Sua diferença para aquele é a possibilidade de transformar qualquer ambiente com conexão à internet em um escritório pessoal.

Vantagens e desvantagens do Anywhere Office

Assim como diversas outras coisas da vida, todas as novas tendências possuem as suas vantagens e suas desvantagens, dentre elas podemos citar, respectivamente:

Vantagens

  • Redução de custos com infraestrutura;
  • Engajamento e produtividade;
  • Desenvolvimento profissional e networking;
  • Liberdade geográfica;
  • Independência e autonomia.

Desvantagens

  • Distrações;
  • Falha de internet e equipamentos;
  • Controle de desempenho pouco eficaz;
  • Falta do coletivo empresarial.

O futuro

Portanto, considerando que o mundo está caminhando a passos largos para a digitalização, como podemos ver por exemplo na criação do “Metaverse”, o “Anywhere Office” deve ser avaliado pela organização de forma específica, pesando as vantagens e desvantagens da aplicação do método em seu modelo de negócio e adaptá-lo da melhor forma para obter as metas almejadas.

E você? Gostaria de trabalhar no conforto da sua casa? 

Por Theo Lima, aluno do curso de Administração da Unifor e estagiário do EGES. Texto orientado pela professora Renata Torquato.