As decisões através dos dados

Quantas decisões importantes você toma por dia? Não percebemos, mas tomamos diversas decisões diariamente. Todos os dias enfrentamos um número crescente de decisões, como, por exemplo:

O que eu vou assistir na Netflix? Devo levar o guarda-chuva? Agora se você souber que um novo filme que saiu está entre os top 10 mais assistidos ou se você antes de sair de casa vê que há probabilidade de 80% de chuva durante o dia, apoiado nessas informações você consegue fundamentar e direcionar melhor as suas decisões. Se durante o dia-a-dia, você consegue tomar melhores decisões se baseando em informações/dados, imagine uma empresa? No lugar de tomar decisões baseados em intuições, tomar decisões baseado em dados pode diminuir as chances de erros e aumentar os lucros da empresa.

Historicamente, temos que há milênios, fenícios, egípcios e persas utilizavam informações fornecidas pela natureza, como comportamento do mar, as chuvas, as secas, para decidir o que era melhor para os povos. Nos negócios, temos que por volta da década de 60, o termo “Bussiness Intelligence”, ou Inteligência de Negócios começou a ganhar forma, após a publicação do artigo “A Business Intelligence System”, escrito pelo cientista da computação da IBM, Hans Peter Luhn. A inteligência de negócios, resumidamente, é o processo de coletar, tratar e analisar dados, transformando em informações úteis que apoiam a gestão de um negócio em suas tomadas de decisão. Elas apresentam informações úteis para ajudar executivos, gerentes e outros usuários finais corporativos a tomarem decisões de negócios assertivas.

Como podemos perceber, na década de 60 já começamos a pensar na necessidade de coletar, tratar e organizar os dados. Com o passar dos anos, e com o advento da tecnologia e redes sociais, vem sendo gerado cada vez mais dados em um ritmo alucinante. O número de usuários da Internet cresceu mais de um bilhão nos últimos cinco anos3. Com tantos dados disponíveis, empresas de todos os tamanhos podem coletar, analisar e interpretar dados com insights reais e acionáveis, possibilitando examinar situações passadas, atuais e tendências futuras, além de antever eventos.

Temos o conhecimento que as maiores e bem-sucedidas organizações utilizam dados a seu favor para tomar decisões de negócios de alto impacto. Uma história de sucesso é o caso da Starbucks, uma das maiores e mais conhecidas cafeterias do mundo. Depois que centenas de lojas da Starbucks foram fechadas em 2008, o então CEO Howard Schultz prometeu que a empresa adotaria uma abordagem mais analítica para identificar futuras localizações de lojas. A Starbucks contratou uma empresa de análise de localização para identificar os locais ideais das lojas. Suas decisões são baseadas em dados demográficos dos clientes, densidade populacional, renda média, padrões de tráfego, transporte público e tipos de negócios no local em consideração. Dessa forma, a Starbucks utiliza esses dados para determinar a probabilidade de sucesso para um determinado local antes de assumir um novo investimento.

Hoje em dia a tomada de decisão baseada em dados nunca foi tão importante para as empresas que desejam ter sucesso. Podemos listar aqui diversos benefícios da coleta e análise de dados, entre elas as abordagens mais frequentes são, na área de marketing com o direcionamento na criação de novos produtos e propagandas como resultados da identificação do perfil, comportamento, estilo de vida e preferências dos consumidores de um determinado produto. E na área financeira temos a tomada de decisão sobre investimentos financeiros, cessão ou tomada de crédito, aquisição ou parceria com outras organizações.

Portanto, atualmente, a utilização de dados e tecnologias é imprescindível para o sucesso de um negócio, quem não faz uso da análise de dados está ficando para trás no mercado e perdendo inúmeras oportunidades. Ter na empresa uma coleta e análise de dados com informações de qualidade, é essencial para tomar decisões de forma segura e proporcionar um crescimento sustentável.

Thalita do Bem Mattos, professora da Universidade de Fortaleza.

Conteúdo produzido pelo Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES).