Como adaptar o meu negócio às tendências em 2022?

Com todo o cenário pós-pandêmico no Brasil e no mundo, os micros e pequenos empreendedores estão cada vez mais cheios de incertezas. Para tentar diminuir as consequências desse quadro, um dos métodos mais indicados é que os empreendedores estejam sempre monitorando o cenário externo e, com isso, tentem adaptar os seus modelos de negócio em sintonia com as principais tendências para o ano.

Principais tendências para empreendedores em 2022

De acordo com o Guia de Tendências 2022-2023, as que mais se destacam para esses próximos anos são relacionadas à:

01. Inclusão e humanização, onde o destaque será a empresa demonstrar estar preparada psicologicamente e de forma prática para lidar com a diversidade do público, tanto referente a clientes como à sua própria equipe.

02. Transparência, visto que manter um relacionamento aberto e transparente com a sociedade e com todos os seus envolvidos seja o ideal, mesmo em um mundo conectado.

03. Sustentabilidade, partindo da premissa de uma cultura responsável onde adaptar o seu modelo de negócio à sustentabilidade não encarece, porém gera valor, sendo disponibilizadas diversas ações para incluí-la.

04. Conectividade e digitalização, as quais buscam disponibilizar uma acessibilidade ao mundo virtual para desfrutar das praticidades oferecidas pelas tecnologias existentes e oferecer uma experiência de usuário que valorize o seu negócio.

Diante disso, seguir algumas tendências se torna um grande planejamento para que os empreendedores possam arquitetar suas futuras ações e consequentemente, adaptá-las às novas realidades do mercado.

Clara Zanella, graduanda em Administração na Universidade de Fortaleza e estagiária do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES).

Conteúdo produzido pelo Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES)