Como usar a empatia para alcançar seu cliente

Vivemos numa época em que a maior certeza é a incerteza. E nos negócios isso não é diferente. Assim sendo, é preciso que saibamos nos comunicar com o nosso cliente, e uma forma de construirmos um bom processo de comunicação é ter empatia por ele. É por meio da empatia que será possível o empreendedor descobrir os reais problemas dos seus clientes. Por meio destes problemas esclarecidos, o processo de ir em busca da solução se torna mais claro e assertivo.

Portanto, o cliente deverá estar no cerne do negócio, dessa forma, os sentimentos do cliente devem ser analisados com calma. Para que isso aconteça, precisamos responder a esta questão: como as nossas decisões poderão afetar positivamente as pessoas que usarão os nossos produtos ou serviços?

Como ponto de partida, sugerimos os seguintes passos para responder à pergunta acima:

  • Você identificou um real problema do seu grupo de clientes?
  • Foi feita alguma pesquisa para aprofundar o que o seu cliente sente e precisa?
  • Que aspectos ele mais valoriza do seu produto/serviço?
  • Você consegue descrever como acontece o passo a passo do seu cliente quando ele busca seu produto/serviço, ou seja, como ocorre essa jornada desde o interesse dele pelo seu produto, passando pelo processo de aquisição até o pós-venda?
  • Você alguma vez já testou seu produto com seu grupo de cliente ou possíveis clientes? O teste possibilita que você realize algum ajuste no produto/serviço.

São questões como essas que nos levam a refletir na relevância de nossos negócios, centrando sempre as decisões nos clientes, afinal são eles que validam as soluções que apresentamos.

Professora Renata Torquato
Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES)