Despertando o Gigante Digital: A IA e o futuro do trabalho

Num mundo onde algoritmos entrelaçam-se com nossa criatividade, a Inteligência Artificial surge como musa digital da inovação. Essa inteligência sintética, inspirada no cérebro humano, não é apenas uma ferramenta; é um coautor que harmoniza dados e algoritmos para criar, aprender e surpreender.

Da linguagem à visão, a inteligência artificial não é só promessa do futuro; é a corrente que nos leva a repensar o presente e explorar os horizontes da evolução tecnológica.

Para sua surpresa, ou não, o parágrafo acima foi 100% feito por uma inteligência artificial.

Caso você tenha dormido nos últimos anos, e nunca ouviu falar na tal Inteligência Artificial, hoje é seu dia de sorte. Te convido a entender a ascensão e o futuro dessa tecnologia inovadora.

First Things First

Vamos do início. A IA foi criada para fazer com que as máquinas sejam capazes de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana. O primeiro registro foi no começo dos anos 40, quando dois cientistas norte-americanos publicaram um artigo descrevendo uma estrutura de raciocínio artificial matemático.

E atualmente, a IA é imprescindível para a humanidade. Entre 2013 e 2022, o total de fusões, aquisições, participações minoritárias, investimentos privados e ofertas públicas na área atingiu a cifra de 934,2 bilhões de dólares.

O outro lado da moeda...

Com grandes capacidades podem surgir problemas gigantes. Já existem IAs sendo usadas para espionagem, crimes cibernéticos, etc. Mas para tudo isso estão sendo criadas regulamentações, os governos do mundo inteiro estão correndo atrás de criar leis e limitações, principalmente por conta da chegada das eleições...

Mundo

O site britânico Tortoise Media analisou mais de 140 indicadores de 62 países para classificá-los de acordo com a capacidade de desenvolver tecnologias de inteligência artificial. Como já era de se esperar, os EUA ocupam o primeiro lugar, já o Brasil está na 39ª posição.

Empresas líderes como Google Brain, OpenAI e DeepMind são fundamentais no avanço da inteligência artificial. O Google Brain, equipe de pesquisa do Google, se destaca em reconhecimento de imagens, processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina. A OpenAI, fundada por empreendedores como Elon Musk, foca em IA amigável e benéfica para a humanidade, com projetos como o GPT. A DeepMind é reconhecida por seus avanços em aprendizado de máquina, com aplicações em jogos, saúde e ciência. 

Essas empresas exemplificam o potencial e a diversidade de aplicações da IA globalmente.

Brasil

Falando em ChatGPT, você sabia que uma das perguntas mais comuns feita pelos brasileiros à IA é: “O Palmeiras tem mundial?”

Por outro lado, a presença e o impacto da inteligência artificial no Brasil estão em constante crescimento. Empresas, instituições de pesquisa e startups brasileiras estão cada vez mais investindo em tecnologias de IA para impulsionar a inovação e resolver uma variedade de desafios em diferentes setores. 

Grandes empresas de tecnologia, como Google, Microsoft e IBM, têm presença significativa no país e colaboram ativamente com a comunidade de IA local

Ceará

Em nosso estado, a Universidade de Fortaleza (Unifor) apresenta-se como uma grande incentivadora do desenvolvimento tecnológico, especialmente através do Parque Tecnológico da instituição. 

Com uma área de cerca de 2.000 m² dedicada à instalação de empresas e setores de PDI (Pesquisa Desenvolvimento e Inovação), o Parque Tecnológico da Unifor tem sido uma peça-chave na promoção da inteligência artificial. Sua atuação próxima com empresas locais e internacionais reflete o compromisso do Ceará em se tornar um polo de excelência em tecnologia e inovação, impulsionando o crescimento econômico e social da região.

O que esperar do futuro?

A verdade é que nem os mais especialistas na área podem prever o futuro da IA, o que pode ser um pouco assustador. Mas acredita-se que o ponto de virada seria quando atingirmos o termo chamado AGI (Artificial General Intelligence), que seria a capacidade hipotética da máquina de compreender ou aprender qualquer tarefa intelectual que um ser humano possa fazer e que isso aconteça de forma natural para ela, seria a inteligência artificial “viva” ...

Estimativas do McKinsey Global Institute apontam que até 2030, a automação impulsionada pela IA pode aumentar a eficiência do trabalho em até 40%, com economias potenciais de 15,8 trilhões de dólares em salários.

O mercado de trabalho no geral vai ser impactado pela evolução da tecnologia, mas pode ficar tranquilo que provavelmente seu emprego não vai deixar de existir (provavelmente...), isso acontece por que muitas profissões, da mais complexa à mais “simples”, possuem uma carência humana.

De qualquer forma, estagiário aqui sugere fortemente que você comece seus estudos na famosa IA e adapte-se às mudanças, para não acabar ficando para trás.


Texto por Antônio Torquato*, estagiário do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES). 

* "Agradecimento especial à professora Tereza Monnica, que me inspirou a escrever esse texto."