Dicas para realizar boas fotografias do seu produto ou empresa

Sabe-se que o Instagram é hoje um dos detentores do maior número de fotografias publicadas nas redes sociais. No Brasil, é o aplicativo mais utilizado para o compartilhamento de fotografias e vídeos. A instantaneidade da publicação e visualização das fotos é feita em segundos, seja no Instagram, WhatsApp, Twitter ou qualquer outra rede social.

Se compararmos como eram feitas as fotografias e compartilhadas há pelo menos 15 anos atrás, tudo era bem diferente. As imagens eram realizadas em câmeras analógicas, que se utilizavam de película fotográfica (o filme), depois passavam por um processo de revelação que levava, em média, 45 minutos, para só então poderem ser visualizadas e posteriormente compartilhadas.

Pois é... Hoje, o mesmo cliente que esperava todo esse tempo para ver as fotografias não espera mais, e a nova geração que nem sequer conheceu a fotografia analógica, essa sim, é que não vai esperar mais que alguns segundos - no máximo minutos - para ver, analisar e decidir se gostou (curtiu) ou não a foto de determinado produto ou empresa.

O tempo de produção e veiculação das fotografias diminuiu enquanto que a produção aumentou consideravelmente. Os celulares contribuíram para isso, são eles as nossas câmeras portáteis que produzem fotos quase profissionais, com uma qualidade, cor, luz, nitidez que podem sim divulgar todo e qualquer produto, com rapidez e facilidade. Cabe aos empreendedores fazer o melhor proveito desse aparelho que hoje se confunde com a câmera fotográfica.

Seguem aqui algumas dicas para se tirar melhor proveito no seu uso:

Luz

Fotografia, etimologicamente falando, é a escrita da luz. Logo, a luz é o primeiro e mais importante elemento gerador de uma imagem fotográfica. Portanto sempre que for tirar uma foto, procure por ela, qual luz você irá usar, se é artificial, quente (amarela), fria (branca), dependendo do tom isso também irá alterar as tonalidades das cores do seu produto. A luz do sol (a melhor de todas), cuidado com os horários, no geral fotos externas devem ser feitas de manhã cedo, é sempre uma luz mais suave que proporciona também sombras suaves. Dentro da loja, aproveite a luz do sol que entra pela vitrine para iluminar indiretamente os produtos. Enfim, descubra sempre de onde vem a luz, qual é ela e se preciso acenda mais luzes ou apague.

Nível de luminosidade

Na tela da maioria dos celulares, se pressionada por alguns segundos antes de fazer a foto, é possível também ajustar a luminosidade da cena a ser fotografada, clareando ou escurecendo um pouco mais. Para isso mantém-se a tela pressionada e movimenta-se o dedo pra cima ou pra baixo. Outra opção é tocar e manter pressionada na tela a área mais clara da foto, assim o celular vai entender que deve escurecer a cena, o contrário acontecerá se tocar na área mais escura. Lembrando que tudo isso deve ser feito com a câmera ligada, mas antes do clique final para realizar a fotografia.

Enquadramento

Regra dos terços, uma regra simples, prática e que está presente na maioria dos celulares, consiste em dividir o retângulo ou o quadrado do visor da imagem em nove partes iguais. Dessa forma é possível observar melhor a distribuição dos elementos que vão compor a foto. No geral, os pontos de maior atração de acordo com a regra, estão um pouco à direita e à esquerda do centro da imagem, como mostra a figura, ideal para posicionar um ou mais produtos na mesma fotografia. Para ativar essas linhas na tela da câmera do seu celular, basta ir em configurações da câmera e ativar "exibir grade", a linhas vão aparecer e auxiliar em uma melhor organização de todos os elementos dentro da cena a ser fotografada.

Edição

O melhor programa para edição de imagens é o Adobe Photoshop, todos os outros, inclusive o muito usado o Adobe Lightroom, são derivados dele. É um programa não muito fácil de usar, requer treino, há uma versão mais resumida para celular, mas requer tempo e um pouco de habilidade técnica para utilizá-lo. Dessa forma, recomendo para um uso mais prático e rápido o aplicativo de edição do Instagram ou da própria câmera do celular; dá para fazer o básico e na maioria das vezes o necessário. Editar é tornar a foto mais harmônica para o seu público, sem exageros.

Sucesso!

Jari Vieira, fotógrafo e documentarista, professor dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza.