Empreendedorismo e propósito: 4 fatores indispensáveis para estratégias vencedoras

Empreender é um ato de incerteza, e o motivo que o empreendedor deve estudar o mercado e elaborar um plano de negócios para minimizar os riscos dessa atividade desafiadora.

Comumente pensa-se que empreender é se rodear de ferramentas de gestão e planilhas financeiras, mas algo muito importante deve ser conhecido antes: o propósito. É aquilo que o empreendedor realmente acredita, que leva em consideração na hora de escolher o negócio.

Identificando melhor sua cultura, seus valores e no que se acredita de verdade, consegue-se colocar mais energia, criatividade e mais dedicação. Isso é decisivo para elaborar boas estratégias.

Aqui vão 4 fatores para refletir e se ajustar com o seu propósito:

  • O seu negócio está relacionado aos seus objetivos mais internos e desejados?
  • Encontre o que você acredita! Meu negócio está de acordo com o que eu acredito e onde quero chegar?
  • Minhas vivências e valores se encaixam com este produto e/ou serviço? Quais partes suas estão diretamente encaixadas com eles?
  • Você seria um cliente fiel ao produto e/ou serviço que pretende oferecer ao mercado?

Se isso tiver desalinhado, as primeiras dificuldades poderão ser suficientes para fazê lo desistir de seu negócio. Então, o equilíbrio dos valores, cultura e aquilo que o empreendedor acredita, somados à estratégia, é o que, de fato, torna negócios mais sólidos, mais sustentáveis e, obviamente, com estratégias vencedoras.

Deseja mais conhecimento sobre o assunto, tem outra percepção? Compartilhe com a gente do EGES Consult.

Conteúdos EGES