Empreendedorismo: respondemos as principais dúvidas buscadas no Google

O Brasil, de acordo com relatórios da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), Sebrae e Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), deve alcançar, em 2020, a sua maior taxa de empreendedores iniciais ou donos de negócios, com 25% da população adulta nacional empreendendo.

Para aqueles que possuem interesse em investir na área, fazer pesquisas é fundamental. Por isso, nós separamos 6 das perguntas mais feitas ao sistema de buscas do Google e contamos com a ajuda da professora Renata Torquato e do coordenador Rogério Nicolau, do Núcleo de Consultoria do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES), para responderam as principais dúvidas dos futuros empresários.

O que é empreendedorismo?

Empreendedorismo é a ação de tirar uma ideia da cabeça, conseguindo observar o cenário que todo mundo vê dificuldades e desafios, e enxergar oportunidades. É materializar a solução para algum tipo de problema, de fins comerciais ou sociais, e os resolver de maneira criativa e inovadora. Para isso ocorrer, é necessário um bom empreendedor, ou seja, um bom líder que tome rápidas decisões, tenha capacidade de correr riscos, trazer inovações e estar sempre se reinventando diante o mercado.

Como começar um negócio?

É preciso enxergar e estudar o mercado, tentar entender as soluções e que atributos esse mercado paga ao seu produto e serviço. Isso se chama criar proposta de valor, não é o preço. É o que seus clientes validam - pode ser a entrega, design, preço, inovação ou experiência. É necessário saber para quem você está querendo criar essa solução. A perspectiva é lançar um produto no mercado sob a ótica do cliente, criando um modelo de negócio. É preciso estudar e desenvolver um produto que esteja em sintonia com o mercado.

Como abrir um negócio com pouco dinheiro?

Muitas pessoas acham que precisam começar um negócio com muito dinheiro ou solicitando recursos do banco. Isso não é errado, porém é preciso fazer com o que se tem e ir investindo. É importante não misturar os recursos próprios com os da empresa. Quando o negócio começa, é a pessoa física que tem que ajudar a pessoa jurídica, ou seja, é necessário saber separar bem os recursos, começar com o que tem e fazer um teste no mercado para saber se o negócio vai ter viabilidade, se o público aceita e, a partir daí, começar pequeno e ir crescendo de forma planejada e orgânica.

Como abrir um negócio online?

Na mesma lógica que qualquer outro negócio. Estude o mercado, analise a concorrência, defina o que vai resolver e se realmente essa é uma dor do seu cliente, mapeie a concorrência, crie uma proposta de valor que tenha forte ligação com seus clientes e defina os canais: por onde você vai tornar sua proposta de valor conhecida, por onde vai vender, entregar gerar relacionamentos? Por meio de aplicativos, site, plataformas? Que preço? Qual a forma de entrada de receitas? E como operacionalizo tudo isso: que atividades, parcerias, recursos e custos estão envolvidos?

Como abrir um negócio de sucesso?

Não existe hoje um negócio de sucesso. O mundo em pandemia colocou em xeque e evidência tudo que se conhecia como verdade, principalmente para os negócios. Sobreviveu quem se adaptou e conseguiu migrar o modelo de negócio. A maior parte dos pequenos empreendedores - que vendiam em ponto de venda - teve que aprender na pandemia a fazer um comércio via internet, sem nunca ter feito. O sucesso é consequência da capacidade de adaptação, liderança, time engajado, e de profundo conhecimento de seus clientes.

O que é e como elaborar um plano de negócio?

Um plano de negócio é um instrumento que vai ajudar a minimizar os riscos quando se pensar em colocar um negócio. Ele é composto por várias informações que vão fazer com que isso aconteça. Por isso, para desenvolver um plano é importante que se tenha a noção de cliente, qual a proposta de valor, como entregar o produto ao cliente, quais os custos envolvidos no negócio, faturamento, plano de marketing e operação, saber quem são os fornecedores e futuros parceiros. Vale frisar que antes o plano era pensado a longo prazo, mas hoje, devido às rápidas mudanças que ocorrem no mercado, é importante estar sempre preparado para reestruturar o planejamento.