Empreendedorismo Social em 5 passos
Os empreendimentos com fins sociais, realizam atividades empreendedoras para promover a mudança social, ou seja, desenvolvimento econômico, cultural, social e ambiental. O empreendedorismo social está relacionado a resolução de algum problema social.
Uma empresa social, portanto, tem na sua proposta uma solução que visa a atacar um desses problemas. Sua missão determina o desejo de ajudar a sociedade, explicando a razão de sua existência e quem se beneficia com ela. Essas iniciativas podem ser com ou sem fins lucrativos.
Conheça alguns passos para a criação de um empreendimento social:
Primeiro passo: ter uma ideia
Explore potenciais ideias de negócio. A ideia precisa ser realizável, autossustentável, envolver pessoas e segmentos da sociedade e promover impacto social. Comece questionando que causas ou problemas me identifico mais? Tenho experiência neste segmento?
Segundo passo: estabelecer objetivos
Os objetivos são alvos a serem atingidos ao longo de um determinado tempo. O empreendedorismo social deve usar sua criatividade, coragem e força, para criar um cenário que assegure benefícios permanentes para inicialmente, um grupo social e posteriormente, para a sociedade em geral.
Terceiro passo: definir as estratégias
As estratégias são caminhos a serem seguidos, como pretende concretizar seus objetivos. As estratégias são categorias de ações que denominam a aplicação de pessoas e recursos financeiros e materiais. O empreendedor precisa planejar suas ações. Já possui uma equipe? Definiu as funções de cada componente? Que recursos tenho para investir? Uma ideia é trabalhar com projetos, com prazos, ações e recursos planejados. Numa comunidade sem acesso à água potável, o empreendedor deve buscar alternativas para resolver essa situação, além da possível compra da água.
As principais ações estratégicas são relacionadas à captação de recursos financeiros, a parcerias, a convênios com empresas privadas e governamentais e até mesmo com outros empreendimentos sociais. O empreendedor deve fomentar o desejo de somar esforços, criar parcerias.
Quarto passo: implementar a ideia
Converter ideias em negócios é a chave de tudo, procure fazer uma análise de viabilidade e riscos. Após as estratégias obtidas, estabeleça as responsabilidades de cada componente de seu negócio. Geralmente, os empreendedores sociais reúnem muitos voluntários e apoiadores. Leve em consideração o trabalho em rede. É importante definir prazos e metas. Pense e crie processos operacionais, comerciais e financeiros, vinculados as estratégias. Deve procurar a eficiência gerencial para recuperar as despesas e remunerar seus integrantes, possibilitando a dedicação integral de todos. A transparência na gestão é essencial.
Quinto passo: monitorar o impacto social
Por definição, impacto, é efeito de uma ação. Nos empreendimentos sociais, é uma avaliação das mudanças, positivas ou negativas, produzidas pela intervenção. Os impactos sociais são em sua maioria subjetivos, e difíceis de serem mensurados. No entanto, a mensuração desses impactos nos leva a uma visão da realidade e, assim, tomar decisões mais assertivas. Medir o impacto significa uma prestação de contas à sociedade. Por exemplo, ampliação das possibilidades de obtenção de renda, promover o acesso à educação, aumento da autoestima ou a própria história da transformação social gerada. Cada negócio deve criar seus objetivos de impactos e suas métricas, tais como, número de beneficiários, número de empregos gerados. Além dos dados quantitativos, o impacto gerado está em entender qual a mudança obtida depois da intervenção realizada, seja com um produto ou serviço.
A análise dos resultados é base para esclarecer o que aconteceu e fazer ajustes, se necessário. O aprimoramento é contínuo.
Os empreendimentos sociais devem ter em mente os benefícios sociais, o adequado uso de seus recursos e a qualidade dos serviços/produtos ofertados. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) apresentam oportunidades significativas para que os empreendedores abram novos negócios, cada vez mais focados em responder às necessidades da sociedade, com o propósito de gerar valor social.
Comece hoje sua iniciativa para mudar uma sociedade e o mundo!
Viviana Menezes Costa, administradora e economista, consultora e professora dos cursos de Administração de Empresas e Marketing da Unifor.