Entrevista com Afranio Barreira: conheça os diferenciais da rede de restaurantes Coco Bambu

Como um restaurante de anos se mantém na ativa, com crescimento acelerado mesmo durante a pandemia? Essa é a realidade do Coco Bambu, rede criada em 1989 por Afranio e Daniela Barreira, na cidade de Fortaleza, com o nome de Dom Pastel. De lá pra cá, a rede mudou o nome para Coco Bambu, ganhou outros sócios e foi considerado o melhor e maior restaurante do país.

E, para conhecermos um pouco mais deste empreendimento de sucesso, o professor Rogério Nicolau, coordenador do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) da Universidade de Fortaleza, entrevistou o empresário Afranio Barreira, e nos trouxe muitas informações interessantes sobre os diferenciais dos seus restaurantes. Confira:


Afranio Barreira (Foto: Germano Luders/Divulgação)

1) A que você atribui o sucesso da Rede Coco Bambu? 

Afranio Barreira: O grande diferencial do Coco Bambu é a gestão. O trabalho do dono do negócio dia a dia dentro do restaurante. Tudo começou comigo e a Daniela, minha esposa, com o Dom Pastel, ali na Costa Barros esquina com Carlos Vasconcelos. Eu ficava no financeiro e operacional, a Daniela cuidando da cozinha e do caixa. A abertura e fechamento do restaurante é sempre feito por um de nós dois. 

Essa cultura de gestão, de "olho do dono" dentro do negócio ficou cravada no DNA do Coco Bambu e foi se estendendo para as novas unidades que foram abertas Brasil afora, sempre com três sócios locais, que chamamos de operadores, que tocam o operacional do negócio juntamente com nosso suporte e de uma equipe corporativa de implantação.

Todavia, além de gestão e trabalho, é necessário ter um produto de qualidade. No nosso caso, o produto não é apenas a comida que chega na mesa do cliente, embora isso seja essencial, trabalhar sempre com os melhores insumos, manter o padrão de qualidade nas 60 unidades que temos é um de nossos grande objetivos diários, mas além dessa qualidade de comida, nosso produto também é experiência. Oferecer ao nosso cliente as melhores sensações ao visitar uma unidade do Coco Bambu. Desde a recepção confortável e com um certo requinte, até um excelente atendimento à mesa, com foco sempre em encantar nosso cliente, que deve sair do Coco Bambu sempre com vontade de retornar. 

Essa excelente experiência passa por trabalhar sempre com preços justos. O cliente tem que fazer um "bom negócio"ao visitar o Coco Bambu. É esse conjunto que buscamos entregar, comida deliciosa, atendimento excelente, com preço justo.

2) Como os valores, cultura e propósito foram fundamentais para o crescimento e expansão da marca?

Afranio: No contexto do que disse acima, nossa cultura se estendeu para todos os nossos mais de 150 sócios, sempre tive a ideia de dividir para multiplicar. Para entregar ao cliente a experiência de excelência citada acima precisamos trabalhar muito, com dedicação, com senso de justiça e honrando nossos compromissos. Pedimos que toda decisão seja tomada sempre com zelo olhando para nossos colaboradores e clientes. Afinal, para encantamento de nossos clientes, em primeiro lugar, nossa equipe também precisa estar encantada pela empresa. Assim, é isso que pedimos e tentamos repassar aos nossos sócios, trabalho, dedicação, ética e zelo por tudo que envolve o Coco Bambu.

3) Como você se adaptou no período da pandemia? Que estratégias utilizou para continuar atendendo com excelência seus clientes ?

Afranio: Há muito tempo achei essencial investir em tecnologia para nossa empresa. Embora a operação tenha sido originalmente desenhada para ser um restaurante com atendimento presencial, notei, alguns anos atrás, que seria importante montar uma célula de tecnologia dentro do Coco Bambu. E foi exatamente isso que fizemos. Hoje temos uma equipe de TI com mais de 30 colaboradores e isso nos ajudou a estar preparados para enfrentar um momento de dificuldade, como o da pandemia. Isto porque nestes anos de trabalho uma das entregas do time foi nosso aplicativo (APP) próprio que nos ajudou a trabalhar com delivery durante a pandemia.

O delivery foi a grande válvula de escape na pandemia, e acho que fizemos um excelente trabalho, mudamos nossa operação e em alguns dias deixamos de ser um restaurante tradicional para uma operação 100% focada em delivery e take out. Hoje, com a liberação do funcionamento para o atendimento presencial, as duas modalidades do negócio funcionam em perfeita harmonia, inclusive com APP do Coco Bambu sendo um grande sucesso, pois entregamos através dele promoções e cortesias especiais aos clientes.

4) Quais os planos da rede para o futuro?

Afranio: Continuaremos nosso plano de expansão forte, o que jamais foi desacelerado. Em 2020, mesmo com a COVID e sem saber exatamente o que o futuro aguardava naquele cenário de incerteza, conseguimos inaugurar 07 novas unidades. Em 2021, com uma visão mais clara do momento que estávamos vivendo, foi possível ser mais arrojado e inauguramos 13 novas operações entre Coco Bambu e Vasto. Para 2022 o plano está traçado e em andamento, já alcançamos em janeiro a marca de 60 lojas inauguradas, e o objetivo é terminar este ano com 75 operações em pleno funcionamento, espalhadas por 17 estados e o Distrito Federal.

A longo prazo, estimamos inaugurar nossa unidade #100 durante o ano de 2024.

Vale mencionar que um dos segredos de nosso sucesso, foi o crescimento orgânico e sustentável, um modelo de negócio e expansão feito para que todas as unidades sejam rentáveis, e sem endividamento. Este modelo de desenvolvimento foi muito importante para o nosso sucesso.

5) Que 5 dicas você poderia dar para quem está iniciando um negócio ?

Afranio: Contrate consultores, corte caminho. Não pegue dinheiro emprestado. Faça poupança para os momentos de crise. Faça do seu negócio o local que você mais ama. Escute seu cliente, ele vai te ensinar muito, vai te trazer muitas ideias para o seu negócio através das críticas e sugestões