Layout comercial: quando a organização apoia a comercialização


É cientificamente comprovado que 83% da capacidade de percepção das pessoas se encontra atrelado a visão. Logo, ao se organizar de forma racional um espaço físico e/ou virtual direcionado à comercialização, certamente melhores condições de visibilidade, facilidade de acesso e manuseio, favorecendo a decisão de compra. 

Layout de Loja é uma ação gerencial a tratar especificamente do processo de organização de máquinas, equipamentos, utensílios, instrumentos de comunicação com o mercado etc. no interior de um estabelecimento comercial, com a finalidade de otimizar os espaços à disposição. Aqui vale destacar a viabilidade desta ferramenta em ambientes direcionados ao atacado/varejo físico ou em e-commerce.

Uma loja é um local de encanto, de sedução. Para tanto, deve estar focada na atratividade de clientes e na permanência destes no maior espaço de tempo possível, fortalecendo o grau de influência dos elementos estimuladores à compra enquanto atuam junto aos sentidos de visão, audição, olfato, palato e tato.  Neste objetivo a correta disposição dos itens e demais instrumentos de apoio à venda representam enorme vantagem no processo de conquistar e manter clientes.

Na configuração de um layout comercial é importante considerar os seguintes detalhes:

  1. Para imóveis, estudar as condições do espaço à comercialização, observando dimensões, altura, entrada/saída, vias de circulação, pontos de carga e descarga, fachadas, calçada etc.
     
  2. Em ambiente virtual, avaliar formato de características da tela de exposição como tamanho passível de utilização, selecionar cores de fundo e fontes em condições opostas (Ex: azul e branco) e publicar imagens com elevada qualidade de composição.
     
  3. Conhecer previamente as especificações de cada produto a ser comercializado (tamanho, formas, tipo de embalagens etc.), no intuito de fortalecer o modo como estes serão organizados nas prateleiras, displays, gôndolas, ilhas e vitrines, ou seja, nos mais diferenciados instrumentos de merchandising.
     
  4. Adquirir prateleiras, mesas, vitrines e demais utensílios respeitando as características da área disponível na proposta de evitar dificuldades de circulação e exposição.
     
  5. Evitar poluição visual com excesso de produtos expostos fisicamente e/ou virtualmente. Lembre-se o que é visto é lembrado. O que é lembrado é básico à decisão de compra.

Wilson Linz, professor da Unifor. Mestre em Marketing. Consultor em Organização de Visual de Loja, Desenvolvimento de Negócios no Varejo e Gestão Comercial.