Linhas de crédito: conheça as principais modalidades e quando usá-las na sua empresa

O mercado sempre foi e sempre será desafiador. Todos os níveis organizacionais estão em constante atenção à volatilidade do mercado e, em algum momento do percurso - principalmente falando-se de Brasil - as empresas poderão ter alguma dificuldade financeira, seja para investimento em modernização, aquisição de maquinário ou ter capital de giro suficiente.

Todos esses cenários podem acontecer, em momentos diferentes ou muitos próximos uns dos outros; daí vem a necessidade de um bom planejamento financeiro e comercial das empresas. É então onde entram o crédito e as linhas de crédito, para aliviar as tensões financeiras momentâneas das empresas.

O crédito surgiu como um facilitador das negociações financeiras, como um meio de agilizar o capital, fazendo a sua movimentação e multiplicando-o. 

Já as linhas de créditos são limites monetários oferecidos a pessoas jurídicas ou físicas pela instituição financeira através de empréstimo ou financiamento. Normalmente são concedidas para finalidade específica, que varia de cada banco. Em alguns casos, o próprio banco já oferece uma linha de crédito pré-aprovada vinculada à conta-corrente.

Para obter uma linha de crédito, são observados alguns critérios:

  • Seu histórico financeiro. Geralmente, as organizações de proteção ao crédito são consultadas;
  • Sua renda mensal;
  • Ativos que você pode oferecer como garantia.
     

Nas linhas de créditos, podemos encontrá-las como:

  • Linha de crédito para investimento ou investimento fixo: voltadas para a melhoria de empresas como a compra de máquinas e equipamentos;
  • Linha de crédito para capital de giro: destinada a despesas empresariais como salários e mercadorias;
  • Investimento misto, também conhecido como “Capital de giro associado ao investimento”: essa é a parcela de recursos destinada a cobrir as despesas que a empresa terá com os investimentos realizados. Exemplo: o negócio financiou uma máquina e poderá necessitar de capital de giro para a matéria-prima.
  • Financiamento: tipo de linha de crédito com finalidade exclusiva. Ou seja, o dinheiro disponibilizado deve ser utilizado para comprar carro, imóvel, viagem, etc.

Quem pensa em buscar crédito no mercado deve prestar atenção em alguns pontos. O primeiro deles é definir a real necessidade do negócio e traçar como ele poderá funcionar daqui para frente. Outro é entender quais são as linhas disponíveis e as alternativas para quem não tem garantia.

Mesmo que as adversidades do mercado estejam afetando a saúde financeira da sua empresa, para ter mais segurança em saber se deve fazer a aquisição de linhas de crédito, se pergunte:

  • Estou preparado (com planejamento) para obter um empréstimo ou financiamento?
  • Esse dinheiro terá algum retorno ou será apenas para cobrir despesas?
  • De que maneira vou pagar esse valor?
  • Será que não existe algo que eu possa fazer dentro da loja para que ela possa crescer sem a necessidade de investimento financeiro? (promoções, reestruturações, etc.)
  • Qual o prazo que tenho para o pagamento e que ações eu tomarei para cumpri-lo?


*Conteúdo produzido pela equipe do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES), da Universidade de Fortaleza.