Mentes brilhantes: a presença feminina no mundo digital

Sabe-se dos inúmeros desafios quando se fala em igualdade de gênero. Neste contexto, com a tecnologia, não é diferente. Apesar dos avanços dos últimos tempos, a presença masculina ainda predomina nessa área. Um dos motivos deste cenário é a falta de incentivos e a diferença salarial entre homens e mulheres. A participação feminina na tecnologia é necessária, pois reflete na diversidade e representatividade neste setor, visto que elas terão um novo olhar e uma nova perspectiva na solução de problemas, seja num produto ou serviço inovador.


Mesmo sendo um setor predominantemente masculino, segundo dados do CAGED (Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados), nos últimos cinco anos, o aumento da participação feminina foi de 60% no setor da tecnologia. Porém, a visão geral sobre este tema ainda é de muita desigualdade, pois 83,3% do mercado de tecnologia é composto por homens, enquanto 12,3% dos cargos deste setor são ocupados por mulheres.

Dentre os desafios, muitas mulheres enfrentam discriminação, e como consequência, se sentem desvalorizadas e desmotivadas. Outro ponto que podemos citar é o excesso de autocobrança, afetando a autoestima dessas mulheres no mercado de trabalho, incluindo o setor da tecnologia.

Os desafios são muitos, mas há formas de melhorar esse cenário, como veremos a seguir:

  • Implementação de programas de qualificação voltados para mulheres pelas empresas, por exemplo, promover treinamentos específicos e estimular a participação feminina em cargos de liderança;
  • Inclusão da tecnologia no ensino na primeira infância, como projetos que utilizem programação e robótica nas escolas;
  • Apoio a ONGs também pode contribuir de forma muito significativa, pois esses movimentos sociais são capazes de inserir meninas e adolescentes na área da tecnologia;
  • Implementação de Comitês de Diversidade, por meio das empresas, com o objetivo de propor e monitorar mudanças, com o olhar voltado para a questão da diversidade.

Em meio aos desafios da igualdade de gênero na tecnologia, é crucial reconhecer que a inclusão das mulheres não é apenas uma necessidade, mas uma fonte inesgotável de inovação. Ao promover a diversidade e proporcionar oportunidades iguais, estamos não apenas transformando o cenário tecnológico, mas também construindo um futuro mais brilhante e equitativo para todos.


Cada passo em direção à igualdade é um avanço em direção a um mundo digital mais vibrante e inspirador, onde todas as vozes têm o poder de moldar o futuro.

Texto por Renata Torquatodo Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES).