O que é uma identidade visual e como ela traz clientes?

Empresas de sucesso em seus respectivos nichos costumam ter uma cultura organizacional (suas práticas, hábitos, comportamento, princípios, política, crenças, entre outros fatores) bem implementada internamente, além de assumir imagens e posicionamentos que estão de acordo com os dos seus clientes.

Contudo, os pontos fortes que a sua empresa apresenta internamente também podem influenciar no ambiente externo, atraindo clientes e gerando boa reputação. Isso acontece por uma série de fatores e um que merece destaque é a identidade visual - exclusiva e integrada para atrair e reter clientes.

O que é identidade visual?

Trata-se da forma como sua empresa é percebida e reconhecida no mercado.

Segundo o conhecido e aclamado designer Marcelo Kimura, “uma identidade visual trata-se de algo além do logotipo. Tudo precisa ser pensado de forma estratégica para transmitir a essência da marca ao público-alvo”.

A identidade deve estar em todas as peças e conectada nos vários canais de sua empresa. Uma boa identidade visual é a que transmite atributos do seu produto/serviço alinhados com anseios e necessidade dos seus clientes, gerando vínculos mais profundos com seu público.

Identidade visual na prática

Um exemplo de uma identidade visual de sucesso que podemos mencionar é da Starbucks. Ao longo dos anos, percebemos diversas mudanças para a marca, começando com a remoção do nome da empresa de seu logotipo, dando mais personalidade. Logo depois, as lojas passaram a comercializar outros produtos como camisas e canecas contendo a marca. O resultado dessa mudança fez as vendas aumentarem, além de deixar o nome mais consolidado no mercado global.

Independente do porte do seu negócio, vale a pena investir em uma identidade visual adequada, afinal ela poderá ser um fator decisivo para que você seja lembrado e crie os diferenciais em relação aos seus concorrentes.

Assim como todos nós, pessoas físicas, temos características únicas como nome, personalidade e gostos que nos distinguem dos demais, uma identidade visual adequada vai dar personalidade ao seu negócio, tornando-o diferente dos seus concorrentes.