Os 3 segredos do sucesso em vendas on-line para os empreendedores

A vacinação traz a esperança do fim da pandemia do coronavírus e com isso a pergunta que não quer calar é: como será o varejo na pós-pandemia?

Independentemente de exercícios de futurologia o grande consenso é de que o comércio eletrônico quebrou resistências culturais e ganhou força. Os períodos de fechamento obrigatório do comércio varejista tornaram o e-commerce o grande canal da pós-pandemia.

Dito isso se apresenta os 3 segredos do sucesso em vendas on-line para empreendedores de qualquer setor.

O segredo número 3 é utilizar a loja física como ambiente de experiência do usuário e entrega de produtos. O modelo drive-thru ou a retirada na loja conquista os clientes pela praticidade, mas precisa ser planejada para garantir a qualidade no atendimento.

O segredo número 2 é conhecer profundamente o cliente. A máxima da gestão em vendas orienta o relacionamento como o ativo mais importante de qualquer negócio. Assim, o comércio eletrônico permite que as transações sejam registradas e os dados devem ser trabalhados para que o empresário segmente sua clientela e customize seus serviços.

O segredo número 1 é entregar de forma surpreendente. O encantamento e a fidelização do comprador dependem ainda mais do momento da entrega. Atraso na entrega não é justificável nem durante a pandemia e no pós-pandemia será inaceitável.

As empresas precisam aplicar o segredo 2 e aproveitar o segredo 3 para que o segredo 1 das vendas on-line seja inesquecível.

Em suma, no pós-pandemia esqueça qualquer lista e saiba que o maior segredo para conquistar e manter clientes é tornar a jornada do usuário uma experiência na qual se una a comodidade da loja virtual com o calor humano do atendimento presencial.


Professor Josimar S. Costa, coordenador dos cursos de Administração e Comércio Exterior da Universidade de Fortaleza.