A personalização como forma de agregar valor

A personalização é qualquer ato de criar ou transformar algo de acordo com preferências ou especificações pessoais de alguém. As empresas têm apostado muito nessa maneira de agregar valor aos seus produtos e/ou serviços oferecidos para seus clientes, além de utilizarem da personalização na forma de se comunicar com o seu cliente.

Nós sempre recebemos, tanto nas caixas de SPAM nos e-mails, como em qualquer área da internet, anúncios não solicitados e que claramente são enviados de forma geral para uma grande massa de pessoas. A sensação que fica é que você é um completo estranho para essa marca, não há conexão empresa-cliente, o que leva as empresas a perderem engajamento com seus consumidores.

Porém, nem tudo é de todo mal, temos ótimos exemplos de personalização no mundo da gestão e do empreendedorismo. Empresas como Spotify e Netflix conseguem entregar esse valor para os seus clientes de maneira espetacular.

• Spotify: Você pode até não perceber, mas o aplicativo de música mais popular do mundo sempre lhe entrega sugestões de playlists e/ou artistas na sua tela de início. Tais sugestões são todas baseadas no que você já escutou na plataforma para assim, entregar para o seu cliente de forma mais certeira.

• Netflix: Tudo bem, nós sabemos que você demora mais tempo escolhendo o filme do que assistindo em si, logo você pode achar que as sugestões, baseadas no seu interesse, do serviço de streaming mais popular do mundo não funcione, mas a empresa utiliza de forma muito certeira tudo que você oferece de informação para ela.

Tão certeira que ela criou um índice de relevância em percentual personalizado para cada usuário com base nas suas escolhas. Com certeza você já viu o texto verde embaixo do título do filme “78% relevante”, por exemplo.

Porém, como aplicar isso no seu negócio? A questão da personalização depende muito de empresa para empresa e de segmento para segmento, mas no geral você deve se atentar a como deixar a vida do seu cliente mais fluida e prática, além de fazê-lo se sentir especial, criando um vínculo com a empresa e gerar valor através da personalização dos seus produtos e serviços e nos meios de comunicação.

Ou seja, a dica principal é “se coloque no lugar do cliente”, entenda como facilitar a vida do seu cliente através da personalização e faça-o se sentir único.

Texto escrito por Pedro Meneleu, estagiário do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES).