Primeiros passos para você elaborar seu plano de negócio

O plano de negócio é uma ferramenta que possibilita o empreendedor reduzir os riscos de uma atividade empresarial. Ele mostrará os caminhos necessários para se alcançar um determinado objetivo. Apresentaremos alguns dos principais elementos que o empreendedor deverá estar atento ao montar seu plano de negócio.

Segmentação de mercado: é fundamental que, desde o início, o empreendedor saiba a quem ele quer entregar seu produto ou serviço. O planejador deverá compreender as necessidades dos clientes de seu segmento.

Proposta de valor: compreenda quais são as características, gostos e perfil do segmento, com isso será possível apresentar uma proposta de valor para que esse seleto grupo de pessoas o valide. Uma proposta de valor pode se diferenciar por inovação, desempenho, personalização, design, status, preço, redução de custo, redução de risco, acessibilidade e usabilidade.

Canais: são o meio onde o empreendedor deverá entregar o valor proposto da forma mais eficaz. Os canais ajudarão o cliente a decidir como comprar, efetuar a compra, vender e prestar o pós-venda. Após isso, será necessário descobrir como estabelecer uma relação contínua com o segmento de clientes para que continuem comprando o seu produto ou serviço.

Relacionamento com clientes: trata-se de como uma empresa influencia na experiência geral de cada cliente. Por exemplo, um restaurante delivery vende comida através de um serviço de entregas domiciliares. Uma plataforma de streaming online vende o seu serviço através de assinaturas.

Defina as atividades práticas: é necessário que você identifique as atividades-chave, principais parcerias e recursos necessários para, através delas, realizar as atividades em seu plano de negócio para que seja possível colocá-lo em ação.

Diferente de um modelo de negócios, para se criar um plano é necessário fazer uma análise mais profunda, levando em consideração uma análise financeira, para identificar a projeção de vendas e custos envolvidos. Um plano mercadológico, para analisar todos os componentes do mix de marketing. Plano de operação, identificando as etapas necessárias para que a operação gire da melhor maneira.

Conteúdo produzido pelo Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES).