Reskilling e Upskilling: 2 estratégias que podem ajudar a sua equipe

O mercado está cada vez mais tentando corresponder ao ritmo da revolução digital e com isso, nos últimos anos, empresas vêm passando por várias mudanças internas, como informatizar e incentivar a inovação e a criatividade de seus funcionários. A resposta mais adequada para o sustento dos empregos é adquirir novas aptidões por meio de treinamentos. E, à medida que a demanda por novos recursos aumenta, o Reskilling e Upskilling podem ajudar sua empresa a desenvolver as habilidades necessárias para se manter competitiva e no mercado.

O que é Reskilling e Upskilling e qual a diferença?

Reskilling: É um processo de treinamento para ajudar seus funcionários na aquisição de novas competências a serem atribuídas diante de um novo cargo ou setor.

Por envolver até mudança de carreira, o Reskilling é uma opção atrativa para treinar seus colaboradores em busca de novas oportunidades. Essas atividades alavancarão o talento que já possuem e os auxiliará a adquirir outras competências

Upskilling: É o processo que corresponde ao reforço de permitir melhorar e aumentar as competências em sua função atual, agregando valor a empresa.

O Upskilling está relacionado à evolução do funcionário na carreira escolhida.

Quais os benefícios que o Reskilling e Upskilling podem dar?

Os benefícios agregam além aos colaboradores, aos empregadores.

Reduz custos

É mais econômico requalificar um funcionário atual do que contratar um novo. As empresas que retreinam os funcionários economizam mais tempo e dinheiro. As habilidades profissionais também darão aos funcionários melhor oportunidade de entender como a organização funciona, agregando valor ao trabalho.

Ajuda a atrair novos talentos

Além de ajudar a reter, também pode ajudar a descobrir talentos inexplorados em sua equipe. As empresas que priorizam o crescimento e o desenvolvimento contínuo de seus funcionários têm mais chances de atrair novas competências. Desenvolver uma cultura de aprendizado contínuo cria apoio e entusiasmo para estimular as habilidades dos funcionários

Vantagem Competitiva

Ter funcionários treinados é uma ótima maneira de preparar sua empresa para o futuro e criar vantagem competitiva em outros setores. Atualizar as habilidades e conhecimentos significa que seus funcionários desenvolvem a capacidade de usar uma tecnologia e softwares mais recentes e requisitados. Saber usar a tecnologia ajudará a sua organização e a se manter mais relevante no mercado.

Melhorar lançamento no mercado

Gerando novas competências fará com que você tenha mais funcionários experientes, com isso, a colocação no mercado será significativamente melhorada. O tempo de lançamento é basicamente o tempo que uma empresa leva para criar um produto desde o projeto inicial até quando o produto é vendido.

Como implementar o Reskilling e Upskilling ?

• Pesquise os requisitos da empresa para determinar quais novas funções e habilidades a empresa precisa
  • Faça uma avaliação de habilidades de sua equipe de trabalho atual para determinar quem precisa de habilidades e quem não tem as competências necessárias em base de seu negócio
  • Desenhar um sistema de treinamento para perfis diferentes, facilitando o treinamento com ferramentas digitais e horários acessíveis.
  • Realizar uma avaliação recorrente para determinar o nível de progresso e monitorar a responsabilidade pessoal

E você, já pensou em implementar essas estratégias na sua empresa?

Texto escrito por Clara Almeida, estagiária do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES).