Se torne um empreendedor durante a universidade

Durante o seu período na universidade, você terá a possibilidade de explorar diferentes caminhos para a sua vida profissional. Além de se preparar para trabalhar para outras empresas, há também a oportunidade de experimentar rotas como o empreendedorismo e a inovação.

Se você tem interesse em empreender, confira como funciona o projeto das incubadoras na Unifor e como ele pode servir como um trampolim para quem busca inovar!

O papel das incubadoras de empresa

As incubadoras de empresas são estruturadas para impulsionar a aplicação prática de uma ideia, que pode resultar em um novo negócio. Dessa forma, esses locais são projetados para a criação e teste de um produto, tecnologia, processo ou serviço, permitindo ao aluno desenvolver a ideia, observar sua viabilidade e realizar ajustes antes de lançá-la no mercado.

Além disso, participar desse tipo de projeto significa a vivência prática de gestão, quer dizer, uma atividade importante para quem tem vontade de empreender.

Vale ressaltar também que muitas incubadoras abrem espaço para que os alunos possam apresentar e testar um plano de negócio inovador, podendo conseguir uma bolsa auxílio, dependendo do projeto realizado.

Nascimento de startups e registo de patentes

Por meio das incubadoras, as universidades conseguem dar início a muitas startups ou ainda registrar patentes, ou seja, desenvolvem soluções inovadoras que, mais tarde, podem ser desenvolvidas no mercado.

Vale acrescentar que as incubadoras universitárias desempenham um papel importante no desenvolvimento econômico das regiões onde estão localizadas. Elas possibilitam a chegada de novas empresas que já estão em pleno funcionamento e que tem potencial para crescer, trazendo mais emprego e renda para as cidades.

Oportunidades na Unifor

Pensando em proporcionar aos alunos Unifor diversas ferramentas para ingressar no mercado de trabalho, a universidade dispõe de espaços nos quais os estudantes podem desenvolver competências relacionadas ao empreendedorismo. Veja abaixo alguns laboratórios da Unifor, onde é possível pedir ajuda para colocar em prática sua ideia de negócio.

No Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (Eges), professores com ampla experiência de mercado estão disponíveis para auxiliá-lo na elaboração de um plano de negócio, dando início à sua jornada empreendedora.

O campus da Universidade de Fortaleza também abriga um hub de inovação, o Unifor HUB. Neste espaço, profissionais especializados em inovação oferecem serviços, como incubação de empresas e pré-aceleração de startups.

Além disso, o Parque Tecnológico (TEC Unifor) abriga espaços de inovação, como o Laboratório de Pesquisa em Inovação e Gestão (LAPIG), visando facilitar seu contato com o ambiente de pesquisa e, assim, estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento de empresas. As empresas instaladas no TEC Unifor recebem benefícios, tais como incentivos fiscais, possibilidade de convênios com universidades ou incubadoras estrangeiras e acesso aos laboratórios da Unifor.